Croácia
Famosa pela brilhante costa da Dalmácia, charmosas cidades medievais e belas paisagens, a Croácia está presente nas listas de desejos de muitos turistas. Não importa se você é um fã de gastronomia, um aficionado por história ou apenas alguém que gosta de um charme romântico, esse país realmente tem um pouco de tudo a oferecer.
Se você está planejando visitar a Croácia ou apenas aumentar seu repertório de curiosidades, aqui estão alguns fatos interessantes sobre essa nação europeia.
1.A Croácia é conhecida por suas vilas pitorescas carregadas de mitos e lendas, mas o que poucos sabem é que uma delas é a menor do mundo. A apenas uma hora de Umag, você encontrará a pequenina cidade de Hum. Localizada no coração da Ístria, ela possui apenas 28 habitantes e é considerada pelo Guinness World Records a menor cidade do mundo.
2. Game of Thrones teve vários locais de filmagem em Dubrovnik que serviram como cenários perfeitos para a localidade fictícia de Porto Real. Da Ilha Lokrum à Fortaleza Bokar, o charme medieval de Dubrovnik deu vida à trama de uma forma impressionante. Mesmo que a série tenha terminado, você ainda pode embarcar em inúmeros passeios temáticos de Game of Thrones pela cidade para entrar no universo de Westeros.
3.Cerca de 2.500 anos atrás, os colonos gregos introduziram vinhedos na costa croata e desde então têm aperfeiçoado a arte da vinificação. Hoje, a produção de vinhos continua sendo parte integrante da cultura croata e um marco na cena gastronômica do país. As variedades mais populares incluem o Babić, um vinho tinto da Dalmácia, e o Malvazija, um vinho branco seco da Ístria.
4.A Croácia é o lar de uma rica história que abrange milênios e inclui uma longa prelação com os romanos. Graças a isso, o país é o lar da Arena de Pula, um anfiteatro que já serviu de palco das infames batalhas de gladiadores.
5. Na Croácia, o artesanato e as tradições locais têm sido preservados de uma forma muito evidente. De fato, a Croácia tem o maior número de Bens Intangíveis da UNESCO de qualquer país europeu. Entre eles estão os artesanatos tradicionais como rendas e esculturas em madeira, além de festas e da culinária tradicional.
6. A Croácia também conta com vários reconhecimentos por sua música e danças tradicionais, como o canto Ojkanje e Nijemo Kolo, uma dança tradicional realizada em círculos.
7.A deslumbrante costa dálmata da Croácia é famosa por suas raízes romanas, paisagens deslumbrantes e rica cena cultural, mas você sabia que esse lugar também é o berço de uma das raças de cães mais famosas? Pois bem, os dálmatas vêm da Croácia! Datando do século XVII, esses lindos cães originalmente eram empregados como cães de caça e também chegaram a ser usados como cães de carruagens.
8. Considerado um dos maiores inventores do mundo e um ícone para o mundo da eletricidade, Nikola Tesla
nasceu nas montanhas de Lika, que era então Sérvia, mas que hoje correspondem ao território da Croácia.
9.Com suas centenas de ilhas e extenso litoral, não é surpresa para ninguém que os frutos do mar sejam um item básico da culinária croata. A região da Dalmácia, em particular, é famosa por seus pratos que incluem lagostas, camarões, amêijoas e lulas. Um prato local particularmente popular é a salada de polvo fresco, considerado um aperitivo maravilhosamente refrescante para os dias quentes de verão na praia.
10.Curiosamente, a moeda croata tem o nome de um roedor. O dinheiro croata é chamado de kuna, que também é a palavra para a marta, um pequeno animal peludo (e surpreendentemente adorável) parecido com um furão. A moeda tem esse nome porque caçadores locais do período medieval costumavam negociar as peles desses animais em grande escala.
11. Embora a Croácia tenha se tornado muito mais cara nos últimos anos devido ao afluxo de turistas de toda a Europa, ainda é um destino de férias relativamente barato. Com exceção do Dubrovnik (uma região notoriamente cara), grande parte da Croácia é muito mais acessível do que países como Itália, Espanha e até mesmo Portugal.
12. Ostentando milênios de história, a Croácia foi o primeiro lar de várias tribos pré-históricas antes de se tornar uma colônia grega e, mais tarde, uma província romana. Situada entre os Bálcãs e a Europa Central, foi disputada por vários impérios e repúblicas ao longo dos séculos. Grande parte da região costeira ainda está repleta de antigas ruínas romanas.