Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Quais são as raças de cachorros mais medrosas?
Curiosidades
Publicado em 26/10/2024

Confira quais são as raças de cachorros mais medrosas.

 

 Para responder esta pergunta, a Universidade de Helsinki, na Finlândia, analisou o comportamento de 13.715 cachorros, de 264 raças diferentes, e chegou a conclusões fascinantes quanto à ansiedade e aos medos do melhor amigo do homem. Entre os quesitos pesquisados, foi estudado o medo de trovões e de estranhos. 

 

Labrador Retriever

O primeiro dado revelado pela pesquisa é que os cachorros urbanos são mais medrosos do que os cachorros rurais. E também que os cachorros mais ativos são menos medrosos. "Já se constatou que a atividade e os estímulos possuem um efeito positivo no comportamento, tanto nos cachorros como nos seres humanos. Evidentemente, a vida menos ativa dos cachorros temerosos também pode estar relacionada ao fato de seus donos quererem evitar a exposição de seus cães a situações estressantes. Pode ser que as pessoas evitem estimular os cachorros temerosos", explicou o professor Hannes Lohi da Universidade de Helsinki. Os resultados da pesquisa mostram que porcentagem dos cachorros de uma determinada raça teve medo diante da situação apresentada. Desta maneira, uma porcentagem alta significa que a raça teve mais medo e uma porcentagem baixa significa que esses cachorros tiveram menos temor. Por exemplo, o Labrador Retriever obteve excelentes resultados quanto ao medo de trovões. Ficou no último lugar neste quesito, com apenas 5% dos casos estudados. Obtiveram também um bom resultado no que diz respeito ao medo diante da presença de estranhos, com 8%.

 

Cão D'água Espanhol

De todas as raças participantes da pesquisa, o cão dʹágua espanhol foi a que mais medo teve de estranhos: 28% dos casos. Obtiveram um resultado bem melhor quanto ao medo de trovões: 12%.

 

Boiadeiro de Berna

Em relação ao medo de trovões, esta raça obteve resultados muito bons: apenas 10%. No entanto, na presença de estranhos obtiveram 22%.

 

Lagotto Romagnolo

Foi a raça que mais medo teve de trovão, com 34%. No quesito "Medo de estranhos", ficaram no grupo intermediário, com 15%.

 

Wheaten Terrier

O Wheaten Terrier aparece entre os mais medrosos no quesito medo de trovão: 28% tiveram medo expostos a esta situação. Por outro lado, demonstraram ser valentes na presença de estranhos: apenas 7% mostraram medo. "As diferenças entre as raças apóiam a noção de que os genes têm um efeito sobre o medo, bem como sobre muitos outros problemas de saúde mental. Isto nos encoraja a realizar mais investigações, principalmente em se tratando de herança genética. Em síntese, esta pesquisa nos proporciona ferramentas para melhorarmos o bem-estar de nosso melhor amigo: uma socialização diversa na fase de desenvolvimento do cachorro filhote, um estilo de vida ativo e uma criação cuidadosamente realizada podem reduzir significativamente o medo social", considerou o professor Hannes Lohi.

 

Collie Pelo Longo

22% tiveram medo de trovões e 11% demonstraram ter medo de estranhos.

 

Staffordshire bull terrier

 

É a raça de cachorros que menos medo tem de estranhos: apenas 2% mostrou ter medo nesta situação. Praticamente nada.

 

Pastor de Shetland

Foi a segunda raça mais medrosa quando exposta à presença de estranhos, 26%. Em “medo de trovões”, o desempenho foi bem melhor, com 13%.

 

Schnauzer miniatura

Demonstraram muito medo de estranhos e, possivelmente, seu pequeno porte tenha algo a ver com isso: 24%. Porém, apresentou um melhor desempenho, no quesito medo de trovões, com 14%.

 

Pastor alemão

Obtiveram um resultado muito bom para medo de trovões: 11%. Uma porcentagem similar obtida diante de pessoas estranhas: 12%.

 

Border Collie

Uma raça canina relativamente pouco medrosa: 18% tiveram medo de trovões e apenas 8% sentiram medo diante de estranhos.

 

Cão Finlandês da Lapônia

Esta raça obteve excelentes resultados no teste medo de estranhos, com apenas 7%. Mas, no medo de trovões, a porcentagem triplicou: 21%.

 

Pastor Lapão

Uma raça pouco medrosa. Obteve bons resultados nos dois testes da pesquisa: 8% para medo de estranhos e 12% para medo de trovões.

 

Collie de Pelo Curto

Obteve resultados que a colocou no setor intermediário da pesquisa: 15% tiveram medo de trovões e, 11%, de estranhos.

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!