Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Lendas Brasileiras: gameleira assombrada e Ana Jansen
Lendas Urbanas Brasileiras
Publicado em 18/10/2024

O fantasma de Ana Jansen

 

Ana Joaquina Jansen Pereira nasceu e morreu em São Luís do Maranhão. Ela casou duas vezes e teve 12 filhos. Todavia, nem todos eram fruto dos casamentos, mas das relações extraconjugais que ela tinha com seus amantes.

Comerciante poderosa, foi uma pessoa influente, aliás, era uma posição rara para as mulheres daquele tempo. No entanto, como era uma senhora de escravos ela ficou famosa por seus atos cruéis contra os negros, submetendo-os às mais bárbaras torturas que, não raro, provocavam a morte de suas vítimas.

A tirana morreu, aos 82 anos, em seu casarão, mas sua alma não encontrou descanso. Nas noites de sexta-feira, dizem que esta assombração vaga pelas ruas da capital maranhense, à bordo de uma carruagem que passa velozmente, puxada por dois cavalos brancos sem cabeça. Além disso, a lenda afirma que o guia dessa carruagem macabra é um esqueleto espectral de um escravo também decapitado.

 

 

A lenda da gameleira assombrada

Em Belo Horizonte (MG) existe a lenda da Gameleira era mal-assombrada. O local ficava muito distante, fora da cidade, e recomendava-se não caminhar por lá à noite, em especial, aproximar-se de uma gameleira antiga e grande que ficava em uma de suas avenidas.

 

Com efeito, o povoa acreditava que no local, durante a noite, aparecia assombração. Segundo a lenda, o próprio demônio fazia aparições por lá e teria chegado a levar uma pessoa para o inferno.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!