Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Lenda do boto cor-de-rosa e Lenda do boitatá
Lendas Urbanas Brasileiras
Publicado em 29/10/2024

Lenda do boitatá

 

A crença popular diz que Boitatá é uma cobra com fogo cobrindo o corpo e os olhos. Seu objetivo é proteger as florestas e os animais silvestres brasileiros de pessoas que pretendem agredir a natureza, principalmente aqueles que causam incêndios florestais intencionais.

 

Ademais, as pessoas também dizem que Boitatá pode se transformar em um tronco de madeira em chamas que mata os humanos que atearam fogo nas florestas. Então, essa criatura mística do folclore brasileiro é a guardiã da fauna e da flora.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

 Lenda do boto cor-de-rosa

O Boto Cor-de-Rosa (golfinho do rio Amazonas) é um dos animais selvagens únicos do Brasil. Aliás, é a maior das espécies de golfinhos do rio e se transforma de cinza em rosa com o passar do tempo.

 

Para o folclore brasileiro, no entanto, Boto Cor-de-Rosa é uma criatura mágica que pode assumir a forma de um homem bonito tarde da noite. Sua figura humana é muito charmosa e sedutora. Ele vai a festas em busca de moças bonitas e desacompanhadas.

 

Então, depois de se tornar humano e vestido com um terno branco, Boto seduz meninas da aldeia para o fundo do rio para engravidá-las. Os indígenas acreditam que a abertura do boto do rio Amazonas não desaparece enquanto o boto está em sua forma humana. Portanto, ele precisa usar um chapéu para escondê-lo.

 

Além disso, a crença popular na região amazônica diz que crianças que não tem pai são filhos de Boto.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!