Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Café provoca gastrite? Entenda a verdadeira relação da bebida com o estômago
Notícia
Publicado em 03/10/2024

Quem resiste a uma boa xícara de café para começar o dia? Seja para despertar ou simplesmente pelo prazer do sabor, o café está presente na rotina de muitos brasileiros. O país é o segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos.

 

Mas o cafezinho é mesmo um vilão para o trato gastrointestinal? Ou será que é só questão de moderação?

 

O café pode ser tanto benéfico quanto prejudicial ao trato gastrointestinal. Isso vai depender de fatores como a quantidade ingerida e a predisposição individual. Como ele estimula a produção de ácido gástrico, pode causar desconforto em pessoas com estômago mais sensível. Em contrapartida, ele também pode aliviar a constipação.

Café provoca gastrite?

 

"O café pode estimular a produção de ácido gástrico, o que pode causar desconforto em pessoas com estômago mais sensível. Ele contém substâncias como cafeína e compostos fenólicos que podem irritar o revestimento do estômago em alguns indivíduos, agravando condições como gastrite e refluxo gastroesofágico", explica Rogério Alves, gastroenterologista e hepatologista clínico da BP - a Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Contudo, nem todo mundo vai sentir esse desconforto, como lembra a cirurgiã do aparelho digestivo Vanessa Prado. "Não é que você vai tomar um café e ele vai dar gastrite. O café é um irritativo da mucosa gástrica. Pode ser que você não tenha nada, mas pode ser que irrite a mucosa gástrica e você pode ter gastrite", diz.

 

Quantidade recomendada de café por dia

 

Não há problema tomar café todos os dias, mas é preciso dosar. Segundo Sidney Klajner, existe uma dose máxima recomendada para o consumo de cafeína, para evitar os efeitos colaterais do estimulante, como irritabilidade, insônia. A quantidade segura é de 400mg de cafeína, equivalente a 3 ou 4 xícaras de café.

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:g1

Comentários
Comentário enviado com sucesso!