Viralizou nas redes sociais um vídeo no qual funcionários da empresa Delta Sucroenergia colocam fogo em um canavial. As publicações sugerem que o ato seria ilegal e estaria relacionado ao recorde de queimadas em São Paulo, registrado em agosto.
É #FAKE.
O flagrante mostra um homem carregando um pequeno botijão e colocando fogo na vegetação. Ele é acompanhado de um caminhão da empresa produtora açúcar, bioenergia e etanol. Em um trecho, o autor da gravação diz: "Eles falam que é queima controlada, mas isso não existe mais não. A usina é a maior perturbadora do meio ambiente".
Uma busca reversa de imagens no Google revelou que a imagem não é recente e circula pelo menos desde 1° de junho no Facebook —portanto, não tem relação com as queimadas de agosto.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a Delta Sucroenergia esclareceu que o vídeo foi gravado em 29 de maio, no município Conceição das Alagoas, localizado no interior de Minas Gerais.
"As imagens mostram a equipe aplicando a técnica do contra-fogo, prevista em lei, essencial para impedir a propagação de incêndios. As autoridades ambientais, cientes do vídeo, estiveram no local e não constataram irregularidades", informa a empresa.
fonte:g1