Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
CONHEÇA 10 CURIOSIDADES SOBRE O ALHO
Curiosidades
Publicado em 28/08/2024

ALIMENTO MILAGROSO! 

 

- O alho e a cebola fazem parte de uma família de plantas chamada Liliácea e de um gênero conhecido como Allium. São parentes do alho-poró e da cebolinha verde. O alho é considerado um dos alimentos mais milagrosos que existem, usado no tratamento de inúmeras doenças. Veja algumas curiosidades sobre a seu respeito. 

 

- É difícil de acreditar, mas existem 500 tipos de alhos. Um dos mais curiosos é o alho negro. 

 

- O alho negro é um alho comum, geralmente com cabeças de boa qualidade. A diferença é que elas são fermentadas em uma estufa com temperatura e umidade controladas por período que variam entre três semanas e um mês, até adquirirem a cor negra. Seu sabor é frutado e adocicado.

 

- Na Turquia e outros países de língua turca, o alho é chamado de sarimsaq; na Alemanha, recebe o nome de knoblauch; na Romênia, de usturoi; na Suécia, de vitlök; na República Tcheca, de cesnek; nas Filipinas, de bawang; nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, de garlic; e entre os zulus da África do Sul, de ugaliki. 

 

- O maior produtor mundial de alho é a China, responsável por 90% de toda a produção. 

 

- O alho produzido no Brasil só dá conta de 30% do consumo nacional. A maior parte do produto aqui utilizado vem da Argentina e da China. 

 

- Existe ainda hoje na França uma seita que cultiva a cebola – o mais conhecido parente do alho – como uma divindade capaz de assegurar a vida eterna. Cada seguidor costuma comer meia dúzia por dia. Existe a crença de que o alho é, ao lado do crucifixo, o melhor repelente de vampiros que existe. 

 

- Um grupo de cientistas resolveu recentemente testar se criaturas que gostam de sangue são mesmo repelidas pelo alho. Como vampiros não existem, eles resolveram utilizar sanguessugas no teste. O resultado não podia ter sido mais inesperado: as sanguessugas preferiram o sangue de pessoas que tinham mantido contato com o alho. 

 

- Noventa por cento do alho consumido no Japão é cultivado na localidade de Takko. Com o objetivo de chamar a atenção para a sua principal cultura agrícola, os moradores de lá lançaram diversos produtos com o alho como ingrediente principal. São saquês, sorvetes, cervejas e até refrigerantes com gosto de alho.

 

-  Tanto o sabor forte quanto o mal hálito deixado pela ingestão do alho são provocados por uma substância chamada alicina. Em referência ao mal hálito causado pela ingestão, certa vez o poeta romano Horácio disse que “o alho poderia fazer um amante recusar um beijo de outro e se retirar em um lado bem distante da cama”.

 

- O alho é um dos melhores remédios naturais que existem. Além de ajudar no tratamento de gripe, asma, bronquite e colesterol alto, ele ajuda a prevenir o câncer no aparelho digestivo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!