EVENTO EM CAJAMAR NESSE SABÁDO
Neste sábado, dia 24 de agosto, Cajamar será palco de um evento único e vibrante: o Festival Noturno de Pipas. O festival acontecerá das 17h00 às 00h00 na Avenida Deovair Cruz de Oliveira, nº 466, no bairro Jardim Nova Jordanésia, mais conhecido como "Famoso Boiódromo".
Organizado pela ONG Criança Feliz, o evento tem como objetivo arrecadar fundos para a instituição, proporcionando uma celebração cultural repleta de atividades para todas as idades. Com apoio de diversas personalidades e grupos especializados em pipas, o festival se destaca por oferecer uma programação diversificada, que inclui som ambiente, banheiros disponíveis, e barracas de comes e bebes, além de uma barraca exclusiva para venda de pipas.
Entre as atrações confirmadas estão figuras conhecidas no universo das pipas, como @jhol_artpapel, @kauezinho_pipas e @piruruca_pipas, que prometem trazer ainda mais brilho ao evento. Além disso, o festival conta com a presença de pipas decorativas e competitivas, prometendo um show visual para os participantes.
O evento é legalizado com ofício, garantindo assistência médica no local e promovendo o uso de "linhas e pipas vale tudo", dentro das normas de segurança. Vale destacar que, para manter a ordem e a segurança de todos, é proibido jogar lixo no chão, o uso de automóveis, som alto, entorpecentes e brigas no local.
O Festival Noturno de Pipas de Cajamar é uma excelente oportunidade para reunir a família e os amigos em um ambiente saudável e divertido. Prepare sua pipa e venha participar dessa festa!
___________________
Dia do Corre no Museu das Favelas neste sábado (24) Às 9h30
O "dia do corre", é um evento gratuito, destaca a força do empreendedorismo periférico e oferece um espaço para a troca de conhecimentos, experiências, networking e oportunidades de negócios para todos os participantes.
O evento contará com centro de apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, ADE SAMPA e serviços gratuitos de corte de cabelo, trança, designer de sobrancelhas e esmaltação em unha com o instituto Fios de ouro
Onde: Rua Guaianases,1024- Campos Elísios, São Paulo
_____________________________
Primeiro Encontro de Carangas da Frega
dia 25-08
Das 9h às 16h
Rua: Nazario Pagano, 349 A
Freguesia do Ó
___________________________
Domingo 25 de agosto das 16h às19h
a talentosa Sheila Silva estará em Franco da rocha para agitar seu final de domingo, com os melhores clássicos da MPB
Traga a família para curtir o domingão
Onde: Praça de alimentação Shopping Franco da Rocha
__________________________________
Juliana Linhares
MPB, 90 minutos, Livre
Sinopse:
O Itaú Cultural (IC) recebe a atriz, cantora e compositora Juliana Linhares, que sobe ao palco para apresentar suas canções autorais e releituras presentes no álbum Nordeste ficção. O primeiro disco da artista potiguar, lançado em 2021, contou com a direção artística de Marcos Preto e é composto de 11 faixas que remetem aos clássicos LPs da virada dos anos 1970 para os 1980 e que dialogam também com nomes dos anos 1990. Sob a influência do livro A invenção do Nordeste e outras artes, de Durval Muniz de Albuquerque Jr., o álbum também abre espaço para questionamentos sobre os significados de ser nordestina nos dias atuais. Vale destacar que Nordeste ficção conta com diversas parcerias, com nomes como Letrux, Zeca Baleiro, Chico César e Jéssica Caitano.
Onde:
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 (próximo à Estação Brigadeiro do metrô), Paraíso
Data:Estreia hoje; até 23 de Agosto; Quinta e sexta, às 20h.
Evento com acessabilidade em Libras
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista
Preço: Grátis
________________________________________
Baile do Vagabundo Nato com Leo Saud
Funk, rap, hip hop
Sinopse:
O rapper Leo Saud, nascido e criado em São Mateus, zona leste de São Paulo, apresenta seu EP de estreia, intitulado "Prefácio", com produção de Pé Beat – baterista e produtor musical que já trabalhou com Emicida, Zudizilla, Bia Ferreira e Drik Barbosa. O lançamento chega acompanhado de videoclipe da faixa "No Hype", música em que Leo se apresenta e compartilha sua vivência com os ouvintes.Onde:
Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542, Centro
Data:
Dia 23 de Agosto (sexta), A partir das 19h.
Não há sessões com interpretação em LIBRAS
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista
Preço: Grátis
_____________________________
Marcelo Lavrador - Turnê Violão Nordestino Instrumental
Música Sertaneja, Música Caipira, Forró, 90 minutos, Livre
Sinopse:
O show intimista conduz o público a uma viagem pelos ritmos do Nordeste, como forró, xaxado e baião. Ao lado de Marcelo Lavrador no palco estão André Rass e Thiago Fermino na percussão, Bruno Menegatti na rabeca, além de Renan Dias no contrabaixo. Ainda há a participação especial do violeiro Ricardo Vignini. Além das músicas do álbum “Violão Nordestino Instrumental”, as apresentações exploram outros sucessos do compositor, principalmente as canções do disco “Sem Pátria, Sem Mátria”. Entre os destaques estão “Nascente Amar”, “De Volta ao Lagamar”, “Lavrador” e “Quando a Nau dos Loucos Chegou na Terra de Ninguém”.
Onde:
Centro Cultural Vila Itororó
R. Maestro Cardim, 60, Bela Vista
Data:
Dia 23 de Agosto (sexta), às 19h
Não há sessões com interpretação em LIBRAS
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista
Preço: Grátis
O acesso é gratuito sem necessidade de retirada de ingressos.
_________________________________
Mariama Camara
MPB, 60 minutos, Livre
Sinopse:
Neste show, Mariama Camara se reúne com os percussionistas Assane Mboup e Aboubacar Cissé Djembé para apresentar um repertório de músicas africanas da República da Guiné. * Em agosto tem: Música ao cair da tarde: sem fronteiras: , que destaca a produção de migrantes vindos de outros países. _ Mariama Camaraé guineana, dançarina, coreógrafa, percussionista e cantora. É formada em Dança nos Ballets Africains e Ballet Tayeli, em Percussão por Mamadou Ba Camara, Fodé Seydou Camara,Fara Tolno. Mora em São Paulo desde 2009 e realiza trabalhos artísticos-culturais com oficinas, workshop e espetáculos, difundindo e valorizando a cultura africana guineana. Também é fundadora e diretora artística de Mariama Camara Limanya C&A Dança Africana.
Onde: SESC Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505 , Santo Amaro
Data:
Dia 23 de Agosto (sexta), Sexta (23/08) às 19h
Não há sessões com interpretação em LIBRAS
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista
Preço: Grátis
_________________________________
Wildlife Photographer of the Year – Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano
Sinopse:
Pela primeira vez, a América Latina abrigará a exposição das fotografias vencedoras do concurso Wildlife Photographer of the Year – Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, promovido pelo Museu de História Natural de Londres (Natural History Museum). A mostra ocupará a Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina, um dos principais centros culturais da cidade de São Paulo, graças ao esforço conjunto entre a Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, IQC – Instituto Questão de Ciência, FEU – Fundação Editora da Unesp, e Memorial da América Latina, além do próprio Museu de História Natural. Criado em 1965, o concurso é o mais prestigiado evento de fotografia global e expõe a obra de alguns dos melhores talentos fotográficos do mundo. As imagens da mostra capturam o fascinante comportamento animal, espécies espetaculares e a impressionante diversidade do mundo natural. Além de despertar a curiosidade sobre o planeta e destacar a fragilidade da vida selvagem, o concurso utiliza o poder emotivo da fotografia para inspirar as pessoas a pensarem de forma diferente sobre sua relação com a natureza e a se tornarem defensoras do planeta.
Onde:
Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda, Barra Funda
Data:
até 25 de Agosto; Terças, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h. Galeria Marta Traba.
Não há sessões com interpretação em LIBRAS
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista
Preço: Grátis
_____________________________________
Arapuca — Daniel Ramos, Diego Crux e Jeff
Livre
Sinopse:
A exposição desenvolve com maior afinco alguns dos engajamentos em torno dos quais se envolve o coletivo Vilanismo, do qual Renan e os três artistas fazem parte. Estabelecendo tensões entre uma ideia homogeneizante de marginalidade frente às configurações variadas que regem a manifestação material do conceito, "Arapuca" coloca placa a placa o encontro entre cultura e economia, esfera pública e privada, na esteira de questões características que envolvem a produção artística diante das relações dinâmicas que assombram a periferia do capitalismo. Já que poder é, no seu fundamento, um conceito de relação, redimensionar as disputas entre estabelecido e outsider, consagrado e marginal, é aqui também a possibilidade de pensar posições estratégicas de não inserção reordenadoras dos campos cultural e estético enquanto campos de ação. Se, por um lado, marginalidade corresponde ao tipo de imposição sobre um corpo a determinado espaço político e social, o sujeito marginal, por outro ângulo, vai de encontro a táticas escolhidas por se colocar estrategicamente à margem e negar modelos de produção diretamente associados a canais estabelecidos. Reflexo de uma movimentação tanto de sobrevivência quanto do engajamento poético que desvia a diretrizes calcadas em projetos domesticantes e civilizadores, a arapuca é um recurso de resposta. São as alternativas parcialmente fracassadas de transformação, mas que são mesmo o horizonte ao alcance. E, se a armadilha consiste no recurso primordial da farsa, a arapuca, por sua vez, confronta o inimigo dispondo dos seus próprios artifícios. Mas é dessa forma, no fim, como se move qualquer vilão.
Onde: Aura Galeria
Rua da Consolação , 2767, Cerqueira César
Curadoria: Gabriel San Martin.
Data:
até 24 de Agosto; Segundas, terças, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h. Piso Térreo.
Não há sessões com interpretação em LIBRAS
Não há sessões para espectadores com Transtorno do Espectro Autista
Preço: Grátis
___________________________________