Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Há 134 anos morria Vicent Van Gogh
Aconteceu...
Publicado em 27/07/2024

 

 

 

 

 

Um dos artistas mais influentes do século 19, o pintor holandês Vincent Willem Van vogh, morreu no dia 29 de julho de 1890, aos 37 anos, dois dias depois de dar um tiro no próprio peito. Médicos tentaram salvá-lo, mas ele não resistiu a uma infecção na ferida.

 

 

 

Durante toda sua vida, Van Gogh lutou contra diversos distúrbios mentais e é frequentemente descrito como alguém em constante sofrimento. Psiquiatras modernos tentam até hoje diagnosticar os sintomas que o pintor apresentava e a lista de possíveis doenças é longa: esquizofrenia, sífilis, depressão maníaca, epilepsia do lobo temporal, síndrome de Geschwind, entre outros. Tudo isso é feito com base nas cerca de 800 cartas que ele enviava a amigos e família.

 

A seguir, separamos seis curiosidades sobre o pintor:

1. Existem quatro Vincent Willem van Gogh

Van Gogh recebeu o nome em homenagem ao irmão mais velho, que morreu no parto, que por sua vez recebeu o nome em homenagem ao avô. Outro irmão de Van Gogh, Theo, teve um filho, a quem deu o nome de Vincent Willem van Gogh. Foram, portanto, quatro a levar esse nome.

 

2. Ele só começou a pintar aos 27 anos

Mas quando começou, não parou mais. Em menos de dez anos de carreira, produziu quase 900 quadros. Antes disso, colecionou fracassos nas carreiras de vendedor de arte, professor e até pastor.

 

3. Van Gogh só vendeu um quadro enquanto vivo

O The Red Vineyard

(vinhedo vermelho) foi vendido por 400 francos na Bélgica, sete meses antes da morte do pintor. Seu quadro mais caro foi vendido um século depois por US$ 148,6 milhões.

 

4. Ele amou e morou com uma prostituta

Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.

 

5. Uma de suas pinturas mais famosas foi feita em um manicômio

Noite Estrelada, que está entre seus quadros mais conhecidos, foi feito em 1888 em um manicômio de Saint-Remy-de-Provence, na França. O pintor se internou voluntariamente para se recuperar do colapso nervoso que teria culminado no episódio do corte de sua própria orelha. O quadro é parte da coleção permanente do Metropolitan Museum of Art (MET) de Nova York desde 1941.

 

6. Em 2017, sua história virou filme

O filme Com Amor, Van Gogh, lançado em 2017 e indicado ao Oscar de melhor animação, explora os últimos anos da vida do pintor. É o primeiro filme animado feito totalmente com pinturas: são mais de 65 mil frames de pintura a óleo criados por 125 artistas que estudaram o modo de pintar de Van Gogh para trazer seus quadros à vida.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!