Os impactos das alterações climáticas causadas pelo homem são tão devastadores que na verdade estão interferindo no tempo, de acordo com uma nova pesquisa.
O derretimento do gelo polar causado pelo aquecimento global está mudando a velocidade de rotação da Terra e aumentando a duração de cada dia, em uma tendência que deverá acelerar ao longo deste século, à medida que os humanos continuam liberando poluição que aquece o planeta, de acordo com o estudo publicado na segunda-feira (15) no Anais da Academia Nacional de Ciências.
As mudanças são pequenas – uma questão de milissegundos por dia – mas no nosso mundo hiperconectado e de alta tecnologia têm um impacto importante nos sistemas informáticos em que confiamos, incluindo o GPS.
O número de horas, minutos e segundos que compõem cada dia na Terra é ditado pela velocidade de rotação da Terra, que é influenciada por um complexo conjunto de fatores. Estes incluem processos no núcleo fluido do planeta, o impacto contínuo do derretimento de enormes geleiras após a última era glacial, bem como o derretimento do gelo polar devido às alterações climáticas.
Funciona assim: à medida que os humanos aquecem o mundo, as geleiras e as camadas de gelo derretem, e a água do degelo flui dos polos em direção ao equador. Isto altera a forma do planeta – achatando-o nos polos e tornando-o mais saliente no meio – atrasando a sua rotação.
O processo é frequentemente comparado a um patinador no gelo. Quando o patinador puxa os braços em direção ao corpo, ele gira mais rápido. Mas se moverem os braços para fora, longe do corpo, o giro fica mais lento.
A equipe de cientistas internacionais analisou um período de 200 anos, entre 1900 e 2100, utilizando dados observacionais e modelos climáticos para compreender como as alterações climáticas afetaram a duração do dia no passado e para projetar o seu papel no futuro.
Eles descobriram que o impacto das mudanças climáticas na duração do dia aumentou significativamente.
fonte:cnn
Durante milênios, contudo, o impacto da Lua dominou, aumentando a duração de um dia em alguns milissegundos por século. A Lua exerce uma força sobre a Terra, fazendo com que os oceanos se inchem em sua direção, diminuindo gradualmente a rotação da Terra.
Os cientistas já fizeram ligações entre o derretimento do gelo polar e os dias mais longos, mas a nova investigação sugere que o aquecimento global tem uma influência maior no tempo do que estudos recentes demonstraram.