As frutas são alimentos indispensáveis para uma dieta balanceada. Mas seu apelo saudável não exclui a possibilidade de ter substâncias potencialmente ruins para o organismo.
Excesso de frutas faz mal
Isso ocorre porque embora em quantidades dosadas e normais os nutrientes que elas carregam sejam saudáveis, em excesso podem causar efeitos adversos.
Frutas que podem fazer mal
Banana
Um exemplo disso é a banana, que possui componentes cruciais para o corpo, mas se consumida em excesso pode causar dor no estômago, náusea e até diarreia, devido ao seu alto nível de potássio.
Cereja
Se consumida em exagero, a cereja pode liberar ácido cianídrico, o que pode causar dor de cabeça, confusão mental e vômitos.
Tomate
O tomate não é tóxico em si, mas seu caule e folhas possuem uma substância conhecida como glicoalcaloide que, se consumida em excesso, pode gerar problemas estomacais e nervosismo.
Maçã, pêssego e ameixas
As sementes dessas frutas possuem cianeto, mas em um nível muito baixo, portanto dificilmente pode causar algum problema. Ainda assim, se uma pessoa se propuser a consumir em grandes quantidades as sementes dessas frutas, ela pode sentir confusão mental, vertigem, vômito e, em casos mais sérios, insuficiência respiratória – quando os pulmões não conseguem cumprir sua função, comprometendo as trocas gasosas no organismo.
Melão
O melão pode causar um agravamento de candidíase graças aos fungos presentes na sua composição.
Carambola
A carambola possui uma substância tóxica chamada caramboxina, que em excesso é prejudicial para o organismo podendo causar desordem neurológica, convulsões, coma e até a morte, nos casos mais graves.
Pessoas com qualquer grau de insuficiência renal – incapacidade dos rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue – devem passar longe da fruta pois sua alta concentração de potássio, aliado a outras substâncias de sua composição, agravam a condição. Vale ressaltar que essas manifestações só acontecem com o consumo exagerado da fruta, o que dificilmente ocorre.