Os primeiros passos dos Irmãos Lima
José Lima Sobrinho, nome verdadeiro de Chitãozinho, e Durval de Lima, o Xororó, nasceram em Astorga, no interior do Paraná. Chitãozinho é o mais velho, nasceu no dia 5 de maio de 1954 e tem 69 anos. Já Xororó nasceu no dia 30 de setembro de 1957 e tem hoje 66 anos.
Filhos de Seu Mário, um caminhoneiro, e Dona Araci, uma dona de casa, os dois tiveram contato com a música ainda na infância. Seu pai era cantor e compositor e sempre estava criando novas canções, enquanto a mãe também era cantora.
Quando percebeu o talento musical dos filhos,
Seu Mário resolveu incentivá-los a tocar em bares, feiras e eventos da região onde moravam. Eles se apresentavam com o nome de Irmãos Lima.
Apesar de receberem um cachê baixo pelas apresentações, eles já ajudavam nas despesas de casa.
Como o casal tinha outros 6 filhos além da dupla, esse dinheiro era muito bem-vindo.
A origem do nome Chitãozinho e Xororó
Entre a infância e a adolescência,os Irmãos Lima se apresentaram na caravana do radialista Geraldo Meirelles.
Foi ele, inclusive, que criou o nome que eles adotam até hoje.
Geraldo Meirelles considerava Irmãos Lima um nome pouco comercial. Então, inspirado na música
Chitãozinho e Xororó, lançada em 1939 por Serrinha e Athos Campos, resolveu rebatizar a dupla.
Na letra, os cantores falam que só se alegram quando ouvem os pássaros inhambu-chintã e inhambu-chororó. Chitãozinho recebeu este nome porque a inhambu-chitã é maior. E o inhambu-chororó tem um som mais alto e agudo, como a voz de Xororó.
Confira 10 curiosidades inusitadas sobre a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó
1.A dupla se formou em 1970, quando Chitãozinho tinha apenas 16 anos e Xororó, 17.
2.O nome Chitãozinho vem de uma mistura entre “chitão” (uma peça de roupa usada pelos caipiras) e “zinho” (diminutivo em português), enquanto Xororó é uma referência ao som característico da música sertaneja.
3.O primeiro sucesso da dupla foi a música “Galopeira”, lançada em 1981, que vendeu milhões de cópias.
4.Chitãozinho e Xororó foram os primeiros sertanejos a receberem um disco de ouro no Brasil, em 1982, com o sucesso “Fio de Cabelo”.
5.Em 1991, a dupla foi convidada para fazer um show na União Soviética, se tornando os primeiros artistas brasileiros a se apresentarem no país após o fim da Guerra Fria.
6.Em 1998, a dupla foi convidada para se apresentar na festa de aniversário do presidente americano Bill Clinton, na Casa Branca.
7.Chitãozinho e Xororó gravaram uma música que serviu como o ‘Hino dos 500 anos do Brasil’, lançado no ano 2000.
8.Chitãozinho é um grande fã de futebol e já jogou em times amadores quando era mais jovem.Ele também é torcedor do São Paulo Futebol Clube.
9.Em 2013, Chitãozinho e Xororó foram homenageados no Carnaval de São Paulo com um enredo da escola de samba Tom Maior, intitulado “Parque dos Sonhos – Um mundo onde tudo é possível”.
10.A dupla tem uma fundação que leva o nome dos irmãos e tem como objetivo ajudar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.