O inverno chegou e, com ele, o tempo seco e as baixas temperaturas. Diante disso, os cuidados devem ser reforçados para evitar o ressecamento da pele e das mucosas. Isso inclui o uso do protetor solar, mesmo nos dias mais frios e nublados.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação ultravioleta (UV) pode atravessar as nuvens e permanece a mesma nos dias frios. A exposição aos raios solares pode provocar diversas alterações na pele, como o surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas, e está relacionada a diversos tipos de câncer de pele.
A SBD recomenda que, durante o inverno, se continue utilizando filtro solar com fator de proteção solar (FPS) a partir de 30 e que se utilize roupas de manga longa ou calças, e acessórios como chapéu, boné e óculos escuros.
Como usar o protetor solar corretamente no inverno?
Segundo Penha, os cuidados com a proteção solar no inverno devem ser os mesmos do verão. “É importante manter o fator de proteção solar (FPS) recomendado pelo seu tipo de pele durante todo o ano. Geralmente, pessoas de pele mais clara usam FPS mais alto, enquanto pessoas com pele mais escura, um que seja mais baixo. Mas isso é importante independentemente da época do ano”, orienta a dermatologista.
FONTE:CNN