O El Niño, fenômeno climático marcado por temperaturas oceânicas acima da média, está praticamente finalizado, após ter sido um dos principais fatores pelo excesso de chuva no Rio Grande do Sul desde o ano passado.
De acordo com a MetSul Meteorologia, mudanças na atmosfera ainda vão acontecer. No entanto, as condições oceânicas deixam de ser decorrentes do El Niño.
Assim,os meteorologistas preveem que, nos próximos dias, a agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos oficialize em boletim o fim do evento que se iniciou em junho do ano passado.
Final do Fenômeno já era previsto
O fenômeno El Niño já tinha previsão para terminar entre abril e junho de 2024. A projeção foi divulgada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na 7ª edição do Boletim Painel El Niño 2023-2024.
Segundo a ANA, desde junho do ano passado, o El Niño apresentou uma faixa de águas quentes em grande parte do Pacífico equatorial. Apesar de apresentar atividade anômalas desde agosto, o fenômeno mostrou sinais de enfraquecimento em relação a meses anteriores.
fonte:cnn