Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Margarina ou manteiga: veja qual é mais saudável
Saúde
Publicado em 13/05/2024

O pão com manteiga ou margarina é um clássico e uma opção de café da manhã presente na casa de muitos brasileiros. No entanto, a combinação, apesar de ser bastante apreciada, pode apresentar um alto teor de gorduras. Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é o melhor ingrediente para passar no pãozinho ou, até mesmo, para preparar outros tipos de refeições.Primeiro, vamos entender qual é a diferença entre margarina e manteiga. A margarina é um produto vegetal, feito a partir de óleos vegetais convertidos em sólidos em um processo chamado hidrogenação. “Isso pode resultar na formação de gorduras trans, conhecidas por seus efeitos negativos na saúde, como o aumento de doenças cardíacas“, explica Rodrigo Neves, médico pós-graduado em nutrologia e endocrinologia

Além disso, a margarina, frequentemente, contém aditivos químicos, como emulsionantes e corantes, tornando-a uma opção um pouco menos nutritiva.á a manteiga é um produto derivado do creme de leite e, portanto, possui origem animal. É um alimento composto por gordura láctea, água e pequenas quantidades de proteína. “É rica em gorduras saturadas e colesterol, mas é um produto completamente natural e sem aditivos artificiais. A manteiga também fornece vitaminas A, D, E e K”, completa Neves.

Então, a manteiga é mais saudável do que a margarina?

De acordo com Cristiano Merheb, médico do Espaço Merheb e especialista em emagrecimento, a manteiga é uma opção mais saudável do que a margarina. “Ela não tem o potencial de engordar, apesar de ter um pouco de gordura. Além disso, a margarina passa por um processo químico complicado e é rica em gordura trans. Portanto, devemos apostar na manteiga sempre.”Porém, é importante lembrar que, como tudo em uma alimentação saudável e equilibrada, a manteiga deve ser consumida com moderação. Afinal, mesmo sendo um produto natural, com nutrientes essenciais encontrados no leite, a manteiga ainda é rica em gorduras saturadas.

“Estudos indicam que gorduras saturadas podem não ser tão prejudiciais como anteriormente era pensado, se consumidas com moderação”, explica Neves. “Já a presença de gorduras trans na margarina pode causar maiores riscos à saúde cardiovascular comparado às gorduras saturadas na manteiga”, completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!