O número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul em razão dos temporais que atingem a região nas últimas semanas já superou o somatório de mortes registradas em 30 anos, no mesmo estado, considerando todos os desastres naturais.
Até este sábado (11), a Defesa Civil contabilizava 136 mortes no RS em razão das chuvas atuais, além de 125 desaparecidos.
O número já é 34,8% maior que as 101 vítimas fatais de desastres naturais no Rio Grande do Sul entre 1991 e 2022 – a íntegra da série histórica disponível no Atlas Digital de Desastres do Brasil. A ferramenta é abastecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.Diferentemente dos dados atuais, os números da série histórica levam em conta desastres não relacionados às chuvas – secas, incêndios e ondas de frio, por exemplo.
No Atlas Digital de Desastres no Brasil, é possível obter números nacionais sobre o tema e informações segmentadas por estado ou município.
Lançado no ano passado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), o site se baseia em levantamentos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR. O primeiro ano de referência é 1991 e o último ano da série histórica é 2022.
FONTE:G1