Um estudante português de 17 anos ordenava crimes de ódio no Brasil a partir de duas cidades próximas ao Porto, em Portugal. Um deles tirou a vida da estudante paulista Giovanna Bezerra, também de 17 anos.Simpatizante e disseminador das ideias nazistas, como foi apurado pelos agentes da Polícia Judiciária (PJ), o português dividia seu tempo entre as tranquilas cidades de Santa Maria da Feira e Gondomar. E a sua prisão na última semana chocou a população dos municípios.
A Feira é conhecida pela realização anual da Feira Medieval, um festival de reconstrução minuciosa da época. Gondomar ficou famosa pelas praias fluviais e pela produção de jóias. Os pais eram separados e ele passava uma semana em cada cidade, mas foi detido na Feira.Além de alternar cidades, trocava de perfis e identidades na plataforma Discord, de onde comandaria quatro massacres no Brasil. A plataforma colaborou com a investigação.
Apesar da movimentação dificultar o trabalho policial, três deles foram impedidos: seriam em escolas brasileiras e contra um mendigo. O plano era filmar e transmitir na plataforma.
fonte: o globo