Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Do que é acusado o ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas, preso nesta sexta-feira?
Notícia
Publicado em 06/04/2024

O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas foi preso nesta sexta-feira (5) na embaixada do México em Quito, onde tinha ido como “convidado” e solicitado asilo em dezembro de 2023, alegando “perseguição política” por parte das autoridades judiciais do seu país, segundo seu advogado. O Ministério Público do Equador o acusa do crime de peculato.

 

Antes da sua prisão, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que o seu governo tentaria que Glas entrasse no seu território. “Porque você está nos pedindo e consideramos sagrado o direito de asilo”, disse AMLO, como também é conhecido o mandante. Após a prisão, o presidente mexicano anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o Equador.

 

Glas, que serviu nos mandatos de Rafael Correa e Lenín Moreno, foi condenado pelos crimes de associação ilícita (2017) e suborno agravado (2020) no âmbito da “trama Odebrecht”, pelo qual foi condenado a seis e oito anos de prisão, respectivamente. Em novembro de 2022, Glas foi libertado da prisão após quatro anos e meio de prisão na sequência de um recurso de habeas corpus apresentado pelo seu advogado e que lhe concedeu liberdade provisória por cumprimento parcial da pena.

 

 

 

 

 

fonte:cnn

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!