Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Netanyahu anuncia pela 1º vez planos para Gaza quando a guerra entre Israel e Hamas acabar
Notícia
Publicado em 23/02/2024

Segundo o documento apresentado a membros do gabinete de segurança de Israel na quinta-feira e visto pela Reuters nesta sexta-feira (23), Israel quer manter o controle de segurança sobre todas as terras a oeste da Jordânia, incluindo a Cisjordânia, ocupada e Gaza – territórios onde os palestinos querem criar uma independência.

Em Gaza, o primeiro-ministro, Netanyahu descreve a desmilitarização e o fim da radicalização como objetivos a alcançar a médio prazo. Ele, porém, não detalha quando essa fase começará e quanto tempo durará.

Nos objetivos de longo prazo, rejeita o “reconhecimento unilateral” de um Estado palestino. Ele diz que um acordo só será alcançado via negociações diretas entre os dois lados – mas não revelou quem representaria os palestinos.

O primeiro-ministro propõe também que Israel tenha presença na fronteira Gaza-Egito, e coopere com o Egito e os Estados Unidos na área para evitar tentativas de contrabando, inclusive na passagem de Rafah.

Netanayhu pede ainda o fechamento da Agência de Refugiados Palestinos (UNRWA), substituindo-a por outros grupos de ajuda internacional.

Fonte:g1 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!