Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Bombardeios dos EUA matam 17 rebeldes huthis no Iêmen
Notícia
Publicado em 10/02/2024

Sana, Iêmen. Os bombardeios americanos mataram 17 combatentes huthis do Iêmen na manhã deste sábado (10), informou a mídia oficial do grupo rebelde após o funeral dos falecidos em Sanaa, capital do país. 

 

A mídia oficial divulgou a lista dos mortos, que descreveu como "mártires da nação e das forças armadas e de segurança", cujos corpos foram "transportados em procissão solene em Sanaa" depois de terem sido mortos "em um bombardeio da agressão americano-britânica."

Entenda o caso:

Os rebeldes pró-iranianos, que controlam grande parte do Iêmen assolado pela guerra, incluindo o porto de Hodeida, têm direcionado uma onda de ataques à navegação no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.

Os huthis iniciaram a ofensiva em novembro, alegando que estavam atacando navios vinculados a Israel em apoio aos palestinos em Gaza, que foram devastados pelo conflito entre Israel e o movimento islamista Hamas.

As forças americanas e britânicas responderam com ataques aos huthis, que desde então declararam que os interesses americanos e britânicos também são alvos legítimos.

 

Desde o início de fevereiro, as forças da coalizão têm bombardeado instalações huthis e da Resistência Islâmica na região, na Síria e no Iraque, em retaliação à morte de três militares norte-americanos em um ataque de drone a base na Jordânia.

 

Essa situação no Mar Vermelho aumentou as taxas de seguro para as companhias de navegação, que até tiveram que evitar essa rota vital por onde passa cerca de 12% do comércio marítimo mundial

Comentários
Comentário enviado com sucesso!