Nesta terça-feira (27), a cidade de Jijoca de Jericoacoara registrou a precipitação mais intensa do Ceará. De acordo com a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), 102 milímetros de chuva caíram em poucas horas, causando alagamentos, deslocamento de areia e transtornos no centro da cidade e na Vila de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do estado.
A intensa chuva causou inundações na via principal da cidade, onde a água formou ondas e transportou uma grande quantidade de areia para o mar. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a rua totalmente alagada, com forte corrente. Segundo a Funceme, o total registrado em Jijoca foi o maior do dia no estado. "O maior volume de chuva ocorreu em Jijoca de Jericoacoara, medindo 102 mm." Em Fortaleza, o órgão meteorológico informou que o maior acumulado atingiu aproximadamente 60 mm.
A fundação esclarece que a condição de chuvas se intensificou no Ceará entre segunda-feira (26) e terça-feira (27), um período caracterizado por um aumento da instabilidade atmosférica. A previsão apontava para um aumento da nebulosidade e maior probabilidade de chuvas, algumas podendo ser de intensidade moderada a forte.