Neste domingo (7), manifestantes realizaram protestos em várias cidades do país contra o crescimento dos casos de feminicídio e outras formas de violência contra as mulheres. De acordo com o movimento Levante Mulheres Vivas, foram convocados protestos em pelo menos 20 estados e no Distrito Federal.
De acordo com a legislação brasileira, feminicídio é o assassinato de uma mulher em razão de sua condição de mulher, incluindo casos de violência doméstica, familiar, desvalorização ou discriminação de gênero, com penas que variam de 20 a 40 anos de reclusão.
Em 2025, o Brasil contabilizou mais de mil casos de feminicídio. Somente no Distrito Federal, ocorreram 26 óbitos neste ano. O caso mais recente aconteceu na sexta-feira (5), quando a cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos foi morta por um soldado dentro de um quartel.
Os atos foram convocados após uma série de crimes que tiveram grande repercussão no país, incluindo homicídios registrados em Brasília, São Paulo e Santa Catarina. Em São Paulo, o evento atraiu 9,2 mil participantes, de acordo com a pesquisa do Monitor do Debate Político do Cebrap em colaboração com a USP.