Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PERSONALIDADE LITERÁRIA: ROBERT LOUIS STEVENSON
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 24/11/2025 08:25
Literatura

 

O gênio por trás de “O Médico e o Monstro” e “A Ilha do Tesouro”

 

1️⃣ Ele escreveu “O Médico e o Monstro” em APENAS 3 dias

Stevenson estava febril quando escreveu o primeiro rascunho. Ele sonhou com a ideia — literalmente — e acordou desesperado para colocar tudo no papel.

 

2️⃣ Era um viajante compulsivo

Mesmo doente e com saúde frágil desde pequeno, ele viveu como um nômade: França, Suíça, Califórnia, Havaí e, por fim, Samoa. Ele dizia que viajar era seu “combustível criativo”.

 

3️⃣ Tinha aparência frágil, mas mente afiada

Pesava cerca de 45 kg na vida adulta, sofria de problemas respiratórios e mesmo assim produziu algumas das aventuras mais vibrantes da literatura.

 

4️⃣ Se apaixonou por uma mulher casada — e atravessou o mundo por ela

Fanny Osbourne, uma artista americana, virou seu amor. Ela era mais velha, tinha filhos e estava em processo de separação. Stevenson cruzou o Atlântico para ficar com ela.

 

5️⃣ Influenciou o terror moderno

A dualidade Dr. Jekyll / Mr. Hyde foi tão impactante que virou expressão popular para chamar pessoas com “dupla personalidade”.

 

6️⃣ Morreu cedo, mas deixou um legado gigante

Faleceu aos 44 anos, em Samoa, mas deixou romances, contos, ensaios e cartas que influenciaram escritores como Borges, Conan Doyle e Lovecraft.

 

7️⃣ Ganhou o apelido de “TUSITALA”

Os samoanos o chamavam assim — significa “contador de histórias”. Ele era amado pela população local e ajudou ativamente a comunidade.

 

8️⃣ Era obcecado por piratas

“A Ilha do Tesouro” moldou praticamente todo o imaginário moderno sobre piratas: mapa com X, papagaio no ombro, marujo de perna de pau…

 

Comentários