Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
SP: MORADORES DE PERUS, ZONA NORTE, TEMEM INSTAÇÃO DE INCINERADOR DE LIXO PRÓXIMO A PARQUE E TERRA INDÍGENA
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 28/10/2025 10:14
Notícia

Os habitantes do bairro de Perus, localizado na Zona Noroeste de São Paulo, expressam preocupação com a construção de um incinerador de lixo no local do antigo Aterro Bandeirantes, que foi fechado em 2007. O projeto, denominado Unidade de Recuperação Energética (URE) Bandeirantes, integra o plano da Prefeitura de São Paulo, que contempla a construção de três usinas dessa natureza na capital.

 

De acordo com a prefeitura, as demais unidades devem ser construídas ao longo de 20 anos nas Zonas Sul (Santo Amaro) e Leste (São Mateus), sob responsabilidade das concessionárias Loga e Ecourbis, com supervisão da SP Regula, autarquia responsável pelo sistema de limpeza urbana da cidade.

Segundo a prefeitura, as usinas converterão parte dos resíduos em energia elétrica por meio da incineração controlada do lixo. Durante uma viagem ao Japão em abril, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) visitou uma usina do tipo e afirmou que o país utiliza tecnologia para solucionar a questão do descarte de resíduos. De acordo com ele, essa técnica diminui o lixo em até 80% "sem causar danos ao meio ambiente".

 

 

No projeto da prefeitura, cada unidade poderá processar mil toneladas de resíduos diariamente e contará com sistemas avançados de controle de emissões.

Comentários