
ALEXANDRE DUMAS, PAI
24 de julho de 1802 (França)
1. Alexandre Dumas não era “só” escritor — ele era uma verdadeira celebridade do século XIX.
Dumas era conhecido por seu estilo de vida extravagante, suas festas luxuosas e aventuras amorosas. Ele era praticamente uma estrela pop da sua época.
2. Era neto de uma escrava haitiana.
Dumas era mestiço: seu pai, Thomas-Alexandre Dumas, era filho de uma escrava negra e de um nobre francês. Isso fez com que Dumas enfrentasse preconceito racial durante toda a vida — algo que ele lidava com ironia e orgulho.
3. Seu pai foi um herói da Revolução Francesa.
Thomas-Alexandre foi general no exército de Napoleão e o mais alto oficial negro do exército europeu até então. Alexandre Dumas se inspirou muito no pai para criar personagens heroicos e justos.
4. Dumas escrevia em escala industrial.
Era comum ele trabalhar com colaboradores (ou "escritores fantasmas") para produzir romances em série. O mais famoso deles foi Auguste Maquet, que ajudou a estruturar várias de suas obras.
5. Era apaixonado por teatro e escreveu mais de 30 peças.
Antes de se tornar romancista de sucesso, Dumas era dramaturgo. Seu talento dramático influenciou o estilo cinematográfico de suas obras, com ação, reviravoltas e personagens carismáticos.
6. Viveu sempre endividado, apesar da fama.
Mesmo ganhando fortunas com seus livros, Dumas gastava ainda mais com viagens, amantes, arte e ostentação. Chegou a construir um castelo chamado Château de Monte-Cristo... e perdeu tudo pouco tempo depois.
7. Foi perseguido por suas opiniões políticas.
Dumas era republicano convicto e crítico do autoritarismo. Durante o golpe de Estado de Napoleão III, precisou fugir da França. Ele se exilou em vários lugares, inclusive na Bélgica e na Itália.
8. Fundou um jornal e participou de batalhas reais.
Durante a unificação italiana, Dumas ajudou Giuseppe Garibaldi com armas, propaganda e até logística. Sim, ele era escritor e também revolucionário!
9. Seu filho também se chamou Alexandre Dumas — e também virou escritor!
O filho, conhecido como Alexandre Dumas, filho, escreveu A Dama das Camélias (que inspirou a ópera La Traviata). Mas os dois tinham estilos bem diferentes: o pai era aventura, o filho era drama social.
10. Seus livros ainda inspiram filmes, HQs, animes e jogos.
Personagens como D’Artagnan, Athos, Aramis, Porthos e Edmond Dantès são parte do imaginário mundial. De O Conde de Monte Cristo ao anime Gankutsuou, sua influência é eterna.