
Dados de início de 2025 indicam que cerca de 53,6% da população da Letônia é feminina, enquanto 46,4% é masculina.
Isso equivale a aproximadamente 1,00 milhão de mulheres contra 0,87 milhão de homens em 2024 — uma proporção de cerca de 86 homens para cada 100 mulheres.
Essa diferença representa um excedente de aproximadamente 15% a mais de mulheres que homens no país, a mais alta proporção da União Europeia.
Além disso, a discrepância se intensifica com a idade — até os 35‑40 anos há mais homens que mulheres, mas a partir daí as mulheres passam a dominar a população, especialmente devido à maior longevidade feminina e uma população envelhecida.
Por que isso acontece?
Maior expectativa de vida feminina: mulheres na Letônia vivem, em média, vários anos a mais que os homens, ampliando o número de mulheres nas faixas etárias mais elevadas.
Maior mortalidade masculina, frequentemente associada a fatores históricos, estilo de vida e problemas de saúde que afetam mais os homens.
Portanto, a Letônia é, estatisticamente, o país da União Europeia com a maior proporção de mulheres em relação aos homens — confirmando que sim, há mais mulheres do que homens no país. Se quiser posso trazer os números por faixa etária ou comparar com outros países vizinhos.