Pode-se traçar um paralelo entre a Campanha Contra os Super-Ricos de 2025 e os Protestos de Junho de 2013.
Esta análise investiga a possibilidade de estabelecer um paralelo entre a campanha do governo Lula contra os super-ricos, iniciada em meados de 2025, e os protestos que ocorreram no Brasil em junho de 2013.
Os protestos de junho de 2013 tiveram início como uma reação ao aumento das tarifas de transporte público, sob a liderança do Movimento Passe Livre (MPL).
No entanto, rapidamente se ampliaram para abranger reivindicações mais abrangentes.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, em 21 de junho de 2013, as manifestações atraíram centenas de milhares de pessoas em mais de 80 cidades, com picos de até 2 milhões de participantes simultâneos.
A comparação entre a campanha contra os super-ricos de 2025 e os protestos de junho de 2013 é pertinente, pois ambos refletem períodos de mobilização popular contra a desigualdade e o sistema político, utilizando as redes sociais como ferramenta principal.
No entanto, existem diferenças significativas: enquanto os protestos de 2013 ajudaram na destituição de Dilma, a campanha de 2025 reforçou Lula, evidenciando a capacidade de seu governo em direcionar o descontentamento popular a seu favor. E sem "Black bloc"...