Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o estado de São Paulo deve estabelecer um novo recorde de fiscalizações contra a mistura de álcool e direção neste Maio Amarelo, um mês dedicado a aumentar a atenção e a sinalização no trânsito.
Depois do crescimento nas penalidades por embriaguez ao volante e recusa ao teste do bafômetro durante o Carnaval, estima-se que cerca de 70 mil motoristas sejam submetidos a fiscalizações da Lei Seca ao longo do mês.
O Detran declara que o consumo de álcool ao dirigir é uma das principais causas de óbitos no trânsito, juntamente com a alta velocidade.
A quantidade de penalidades aplicadas em fiscalizações no estado aumentou 150% nos primeiros quatro meses de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Foram contabilizadas 8.454 autuações, em comparação com 3.391 entre janeiro e abril de 2024. Adicionalmente, segundo informações do Detran, 5.363 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro durante as operações de lei seca em 2025.
Em comparação com o mesmo período de 2024, foram multados 3.195 motoristas, um decréscimo de 68%.