Na noite de quarta-feira (30), um confronto entre policiais militares e criminosos no Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio, resultou na morte de Gabriel dos Santos Vieira, de 17 anos.
O jovem estava na carona de uma moto de entrega, a caminho do trabalho, quando foi alvejado por diversos tiros nas costas e faleceu no local. Vanderson Ferreira Nascimento Pinto, de 40 anos, também foi atingido por disparos e encaminhado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, localizado na Penha.
Segundo a Polícia Militar, o incidente aconteceu aproximadamente às 22h, quando uma equipe da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Alemão tentou abordar um carro suspeito.
As armas utilizadas pelos policiais foram apreendidas e encaminhadas para a perícia.
A Delegacia de Homicídios da Capital está à frente das investigações, e a Polícia Militar declarou que está apoiando as investigações.
No ano de 2025, o Instituto Fogo Cruzado contabilizou 15 adolescentes baleados na Área Metropolitana do Rio, dos quais 6 resultaram em óbito e 9 ficaram feridos.
No Brasil, adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, se encontram numa faixa etária de proteção, contudo, ainda são alvos de violência.