O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou o envio de vários aviões ao Irã para auxiliar na gestão dos efeitos do acidente no porto iraniano de Bandar Abbas, segundo o Ministério de Emergências da Rússia, neste domingo (27).
Putin expressou pesar pela perda de vidas e se dispôs a auxiliar o país a enfrentar as repercussões da explosão, segundo o governo russo.
O Kremlin declarou que o presidente proferiu "palavras de genuína solidariedade e suporte às famílias das vítimas, além de expressar votos de rápida recuperação para todos os feridos".
O Departamento de Emergências comunicou que um avião anfíbio Beriev Be-200, especializado em combate a incêndios, e um avião de transporte militar Ilyushin Il-76 seriam enviados ao Irã para apoiar no esforço de combate.
A imprensa iraniana oficial informou que uma grande explosão, possivelmente provocada por substâncias químicas, resultou na morte de pelo menos 28 indivíduos e ferimentos em mais de 800 pessoas no sábado (26) em Bandar Abbas, o porto mais importante do Irã.