Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
2013- UM EDIFÍCIO DESABA PERTO DE DACA, BANGLADESH
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 24/04/2025 16:05 • Atualizado 24/04/2025 21:20
Curiosidades

O colapso de um edifício em Savar, que ocorreu em 24 de abril de 2013, foi um desastre que resultou na queda de um edifício de oito andares que abrigava indústrias e um centro comercial em Savar, uma área periférica de Daca, a capital de Bangladesh.

 

As buscas foram concluídas no dia 13 de maio, resultando no total de 1.127 vítimas fatais. 

O prédio, que abrigava indústrias têxteis, um banco e diversas lojas, desabou no pico da manhã, às 8h45 BST (UTC+6).

Todas as advertências para evitar o uso do prédio após o surgimento de rachaduras no dia anterior foram ignoradas.

O edifício, conhecido como Rana Plaza, é propriedade do líder local da Liga Awami, Sohel Rana, alojava quatro fábricas de roupa independentes com cerca de 5 000 empregados.

Era também local de muitas lojas e um banco. As fábricas de roupa fabricavam vestuário para marcas como o Grupo Benetton, The Children's Place, Primark, Monsoon, DressBarn e H&M.

Apesar de ter sido pedido não ocupar o edifício depois das rachas terem surgido em 23 de abril de 2013, muitos trabalhadores da indústria têxtil voltaram no dia seguinte, pois parte dos seus supervisores declararam que o prédio era seguro.

Alguns trabalhadores disseram que as rachas eram tão graves que foram noticiadas por canais de noticias locais.

O prédio ruiu, deixando apenas intacto o piso do rés-do-chão.

Um bombeiro afirmou que cerca de 2 000 pessoas se encontrariam no prédio no momento do colapso, e um dos sobreviventes indicou que poderia haver até 5 000 pessoas no interior.

Um residente no local descreveu a cena como se "um sismo o tivesse atingido".

Um dos sítios web de uma fábrica de roupa indica que mais de metade das vítimas são mulheres, junto com vários dos seus filhos que tinham sido colocados nas creches do edifício.

Comentários