Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PERSONALIDADE MUSICAL: BEZERRA DA SILVA
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 23/04/2025 13:50
Música

 BEZERRA DA SILVA 

 

17 de janeiro de 2005 – o Brasil perdia um dos seus principais expoentes do samba, aos 77 anos de idade: Bezerra da Silva. Em seus quase 50 anos de carreira, o cantor, compositor, violonista e percussionista pernambucano, dos gêneros musicais coco e samba.

 

1 – Estudou violão clássico por oito anos e passou outros oito anos tocando na orquestra da Rede Globo, sendo um dos poucos partideiros que lia partituras. Na primeira metade da década de 1960, também fez parte da orquestra da gravadora Copacabana Discos, que acompanhava vários artistas de renome.

 

2 –Viveu muitos anos à margem da sociedade, passando por diversas dificuldades, até lançar o seu primeiro disco, aos 48 anos. Nascido em família muito pobre, o pai abandonou a mãe ainda grávida. Aos 15 anos viajou de Recife para o Rio de Janeiro em um navio que carregava açúcar, apenas com a roupa do corpo. Passou a trabalhar na construção civil e a morar na obra em que trabalhava, até mudar-se para um barraco no Morro do Cantagalo. Tornou-se boêmio e malandro, foi detido pela polícia mais de 20 vezes, ficou desempregado e chegou a morar por anos nas ruas do Rio, até ser acolhido por um terreiro de umbanda, onde descobriu sua mediunidade e soube que o seu destino era a música.

 

3 – O primeiro a lançar uma música sua foi seu grande parceiro Jackson do Pandeiro, em seu disco de estreia, em 1959. Mas Bezerra só viria a gravar um disco próprio muitos anos depois, em 1975: O Rei do Coco.

 

4 –Em seus quase 50 anos de carreira, teve 28 álbuns lançados que, somados, venderam mais de três milhões de cópias, ganhando 11 discos de ouro, três de platina e um de platina duplo.

 

5 –No fim de sua vida participou de canções com Planet Hemp, Rappin’ Hood, O Rappa e outros nomes da música brasileira da atualidade na época. Marcelo D2 gravou um disco inteiro em homenagem à Bezerra da Silva, em 2010.

Comentários