Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
DICAS DE LEITURA
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 21/04/2025 09:00
Literatura

Que tal começar a semana com uma leitura nova?

    

 

 

 

Livro: O melhor de Rubem Fonseca

 

O melhor de RUBEM FONSECA faz parte da coleção que apresenta aos leitores contos e crônicas de escritores consagrados da literatura brasileira. No caso de Rubem Fonseca, preferimos nos ater ao primeiro gênero, já que o autor é considerado por muitos críticos nosso maior expoente da narrativa curta, um verdadeiro mestre do conto. Escolher os melhores dos 254 contos publicados por ele em meio século de produção é uma tarefa no mínimo ousada, especialmente se tomarmos como parâmetro as críticas elogiosas e os inúmeros prêmios que seus livros vêm recebendo ao longo do tempo. Não nos furtamos a ela, no entanto, pois temos o firme propósito de brindar o leitor com uma coletânea da mais alta qualidade. Para tanto, consultamos o próprio autor e um sem-número de ensaios que abordam a contística fonsequiana, e depois voltamos aos textos, para extrair dali o que fosse mais representativo do universo ficcional do autor. Temos consciência de que inúmeras narrativas tão emblemáticas quanto as escolhidas tiveram de ficar de fora deste volume, mas isso não chega a ser um inconveniente, pois o resultado final sem dúvida expressa todas as nuances desta obra de fôlego. Se em sua estreia, como bem observou o jornalista Sérgio Augusto, Rubem Fonseca arrancou admirados adjetivos de seus comentaristas, com sua escrita vibrante, criativa, inquieta, desconcertante, incômoda, realista, surrealista, cética, cruel, os livros seguintes só fizeram confirmar a promessa de que nascia ali um escritor com E maiúsculo. As histórias aqui reunidas não nos deixam mentir.

==============================================

Livro: O selvagem da ópera

Quatro anos após lançar Agosto, romance em que mesclava história e ficção para narrar os acontecimentos do mês em que Getúlio Vargas se suicidou, Rubem Fonseca voltou a utilizar esses elementos, desta vez para contar a vida de Antônio Carlos Gomes, compositor brasileiro do século XIX, autor de óperas como O Guarani e Fosca. Rubem Fonseca descreve a partida de Carlos Gomes de Campinas para o Rio de Janeiro de D. Pedro II, e depois para a Itália, onde encontraria a glória e o fracasso. Vemos na capital brasileira e no país da ópera como se constroem e destroem reputações, mas também como um jovem 'selvagem', vindo dos trópicos, pode levar sua mistura de música erudita e brasilidade à altura dos maiores nomes da época. O selvagem da ópera foi escrito como um estudo para a roteirização de um filme sobre Carlos Gomes, e nele, como escreveu Antonio Callado, 'estão vivos tanto o Brasil operístico do Segundo Reinado como a sonora Itália do período áureo de Verdi, Wagner (Lohengrin vaiado no Scala) e Giacomo Puccini'. Rubem Fonseca ao mesmo tempo retrata o ambiente artístico do século XIX e narra a história de sucesso e tragédia do principal compositor de óperas brasileiro.

===============================================

Livro: O cobrador

Neste quinto livro de contos, o autor mantém seu tom provocador, apresentando personagens fascinantes, incluindo o protagonista do conto que dá título à obra.Conheça o Cobrador, um intrigante amálgama de bandido, poeta e revolucionário, que se torna um vingador não apenas das divisões sociais, mas também da violência simbólica que emana do controle da palavra.Este personagem complexo irá desafiar suas percepções e questionar os limites da justiça.Nesta nova edição, que marca o início da reedição da vasta produção literária de Rubem Fonseca, você encontrará um prefácio inédito assinado pelo renomado escritor Marçal Aquino e um posfácio cativante do jornalista Sergio Augusto.O Cobrador é um convite para explorar as profundezas da narrativa e da psicologia humana.Se você aprecia histórias que desafiam as convenções e mergulham nas complexidades da vida, esta obra é um tesouro literário que você não pode perder. Agarre seu exemplar e embarque em uma jornada literária única.

===============================================

Livro: Carne Crua

Em Carne Crua, Fonseca reúne 26 contos que mantêm a crueza e a violência dos assassinos, traidores e injustiças sociais, mas também desvelam a busca insaciável pelo desconhecido, a ternura oculta nas histórias de amor e até um flerte ocasional com a poesia.Este livro é uma jornada vertiginosa pelas profundezas da condição humana, uma experiência literária visceral que irá arrebatar sua mente e suas emoções.Prepare-se para um mergulho nas entranhas da literatura de Fonseca, onde cada palavra é uma lâmina que corta fundo e deixa sua marca.Esteja pronto para se entregar à intensidade crua das palavras de um dos maiores escritores do Brasil.

Comentários