Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
DICAS DE LEITURA
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 14/04/2025 10:52
Literatura

 

Livro: O AUTO DA COMPADECIDA

Auto da Compadecida representa o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel.É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas.Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste.Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".Em 2000, inspirou o filme homônimo estrelado por Selton Melo e Matheus Nachtergaele e dirigido por Guel Arraes. Por muito tempo, a adaptação audiovisual foi a maior bilheteria do cinema brasileiro. 

===========================================

Livro: O SANTO E A PORCA

Escrita em novembro de 1957, O Santo e a Porca retoma um tema clássico com uma roupagem original: não apresenta o vício da avareza apenas pelo que nele há de risível, a exemplo do que fizeram Plauto e Molière, mas, também, do por seu aspecto doloroso, tomando o ponto de vista de quem o possui.

============================================

Livro: O SEDUTOR DO SERTÃO

O Sedutor do Sertão é um mergulho na mente do mestre das palavras do sertão brasileiro, um texto que estava escondido por anos e agora vem à tona, trazendo consigo o humor afiado e a sagacidade de um dos maiores escritores do Brasil.Prepare-se para conhecer Malaquias Pavão, o anti-herói mais cativante que você já encontrou, e embarque em uma jornada hilariante e inteligente pelos intrincados caminhos do contrabando de cachaça.Uma história que ri na cara da adversidade e enche o leitor de gargalhadas enquanto faz uma sátira inteligente das complexidades políticas do nosso país.É um convite para o riso como forma de resistência. Pronto para uma aventura que vai do sertão profundo ao seu riso mais profundo?

=============================================

Livro: A ALEGRIA ESPERA POR VOCÊ

O mais novo e aguardado lançamento da linha de poesia da editora LeYa Brasil, que conta com os best-sellers A princesa salva a si mesma neste livro e A bruxa não vai para a fogueira neste livro, de Amanda Lovelace, é o segundo livro de Upile Chisala, autora de Eu destilo melanina e mel.Em A alegria espera por você, ela aborda a complexa e às vezes bem difícil relação com nossas origens e com o mundo. Numa sociedade onde as mulheres muitas vezes se colocam em último lugar e em relações destrutivas para cuidar do outro, amar primeiramente a si mesma e reconhecer e aceitar a própria felicidade é um trabalho constante. Em poemas curtos, Upile é certeira em apontar as dificuldades e medos de ser mulher e negra neste mundo e fala de angústias e dores, mas também de sentimentos e felicidades não ditos, com uma sensibilidade e força que encanta e faz com que reconheçamos a nós mesmos e nossas relações nos textos da jovem autora do Malawi.Usando sua própria experiência para falar de relações familiares, amorosas e sociais, a autora alcança, com muita sensibilidade, leitores de qualquer gênero, idade e cor da pele. Sua escrita cativa e inspira, trafegando com destreza entre o lírico e o confessional em palavras que exalam liberdade e amor-próprio. Combinando ternura e contundência, A alegria espera por você é um livro para ser lido e relido. Afinal, nas palavras da própria Upile, este livro é “um lembrete gentil para que você cuide de si mesma”.

==============================================

LIVRO: EU DESTILO MELANINA E MEL

Após apresentar ao leitor brasileiro a poesia de Amanda Lovelace, autora dos best-sellers A princesa salva a si mesma neste livro e A bruxa não vai para a fogueira neste livro, a LeYa Brasil lança a jovem poeta africana Upile Chisala, nascida no Malawi. Seu livro Eu destilo melanina e mel é uma coleção de poemas curtos que tratam sobre o que é ser negra e mulher, sobre como nos tornamos quem somos e superamos a dor, a violência, o preconceito e os obstáculos, sobre como a alegria e a espiritualidade estão profundamente conectadas e sobre como as palavras têm o poder de transformar a nós mesmos e ao mundo ao nosso redor. Em poemas corajosos que combinam ternura e contundência (“Sou ao mesmo tempo mel e limão”, diz um deles), Upile parte da própria experiência de viver como uma mulher negra no século 21 para, com muita sensibilidade, atingir leitores de qualquer gênero, idade e cor da pele. Sua escrita cativa e inspira, trafegando com destreza entre o lírico e o confessional em palavras que exalam liberdade e amor próprio. Num dos versos, ela afirma: “Espero fazer com palavras o que dançarinos fazem com braços e pernas”. E cumpre a promessa. Eu destilo melanina e mel é um livro para ser lido e relido.

===================================================

BOA LEITURA :)

Comentários