
Na tarde desta sexta-feira (11), um vendedor ambulante senegalês faleceu após ser atingido por um tiro durante um confronto com a Polícia Militar durante uma abordagem na Rua Joaquim Nabuco, no Brás, região central de São Paulo. Depois da morte, os comerciantes realizaram um protesto e foram dispersos com bombas de gás pimenta.
Segundo a Polícia Militar, equipes colaboravam com a prefeitura na supervisão dos vendedores ambulantes, quando um senegalês agrediu um policial militar com uma barra de ferro. Em seguida, o vendedor foi atingido por um tiro.
O senegalês recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para a Santa Casa, onde não conseguiu resistir aos ferimentos.
Em comunicado, a Secretaria de Segurança Pública informou que a Polícia Militar abriu um inquérito e afastou o policial militar envolvido no falecimento do vendedor ambulante das funções operacionais. A barra usada para agredir foi confiscada, juntamente com a arma do agente.
A situação foi notificada no 8o Distrito Policial como uma morte resultante de ação policial e uma tentativa de assassinato. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) será responsável pela investigação do caso.