Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
INSTRUMENTO MUSICAL: FAGOTE
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 02/04/2025 11:54
Música

 

 

Fagotes são instrumentos de palheta dupla que são uma visão comum em orquestras.

 

Muitas vezes confundido com o oboé por causa de suas aparências semelhantes, um fagote é bastante diferente em termos da música que pode criar. Normalmente pesando cerca de 3,4 kg, um fagote é pesado e difícil de manusear.

 

Em uma orquestra, você normalmente consegue identificar cerca de três a quatro fagotistas, dependendo da natureza da peça musical que está sendo executada.

 

Este instrumento de 17 teclas funciona de forma semelhante a outros instrumentos de sopro. Quando o ar é passado por este instrumento semelhante a um tubo e regulado através de chaves e orifícios, as notas são geradas.

 

Hoje em dia, os fagotes são bastante famosos e estão disponíveis em dois tipos principais: fagotes alemães, ou Heckle, e fagotes franceses, ou Buffet. Estes fagotes também têm diferentes formas de tocar, o que os torna bastante especiais. 

 

- O fagote é um instrumento de sopro normalmente usado em orquestras e bandas.

 

- Tem um som único que pode ser difícil de descrever.No início de 1800, o fagote era considerado um dos mais importantes instrumentos de sopro de madeira.

 

- O fagote é composto de cinco partes principais: a palheta, bocal, barril, articulação superior e articulação inferior.

 

- A palheta é presa ao bocal e cria o som do instrumento.

 

- O barril é responsável por controlar o tom das notas.As juntas superior e inferior são conectadas por uma haste de metal e controlam o comprimento do instrumento.

 

- Existem dois tipos principais de fagotes.Os dois tipos são fagotes alemães e fagotes franceses.

 

- O fagote alemão e o fagote francês usam diferentes tipos de sistemas de digitação.Os fagotes alemães são chamados de Heckles e os fagotes franceses são chamados de Buffets.

 

- O fagote alemão usa o sistema de dedilhado Heckle, enquanto o fagote francês usa o sistema de dedilhado Buffet.

 

- A palheta de um fagote é feita de uma tira de cana.As palhetas francesas e alemãs também têm características diferentes.

 

- Enquanto as palhetas alemãs são mais grossas na lombada, as palhetas francesas são chanfradas. Isso é o que torna a qualidade da música que esses instrumentos são capazes.

 

- O saxofone foi inventado para colocar fagotes e oboés na orquestra moderna.No entanto, isso foi impossibilitado devido ao fato de os fagotes terem uma qualidade musical única.

 

- Fagotes têm uma grande variedade!Se você já ouviu falar de um duplo fagote, está sendo feita referência a um contrafagote! 

 

- O fagote duplo fica a uma altura imensa de 122 cm!

 

- Outros instrumentos musicais de sopro usam o sistema Boehm de teclas de dedilhado para criar sons, no entanto, isso não se aplica aos fagotes.

 

- Os fagotes são geralmente pesados ​​e difíceis de manusear, razão pela qual os fagotistas têm uma alça de pescoço para se apoiarem.

 

- Em uma orquestra, é comum confundir fagotes com oboés!Fagotes em uma orquestra podem ser identificados através de seu som esganiçado!

 

- Um fato estranho é que um fagotista é obrigado a ter mãos grandes.Isso ocorre porque as teclas e os orifícios de um fagote são bastante grandes!

 

- Em uma orquestra, o fagote é um instrumento que requer a ação de todos os dedos para ser tocado!

 

HISTÓRIA DO FAGOTE

O fagote tem uma longa história que remonta a 1500. Foi usado pela primeira vez em bandas militares e acabou se tornando popular em orquestras.

 

Infelizmente, não há registros claros que possam nos dizer como os primeiros fagotes surgiram. Uma escola de pensamento acredita que os fagotes são descendentes do dulciano. Há, no entanto, outra escola de pensamento que sugere que este instrumento moderno foi feito por um flautista francês chamado Jacques Martin Hoterrerre. Diz-se que o primeiro fagote tinha juntas separadas, O fagote de 17 chaves foi criado no século XIX! O fagote foi polido para ser tocado em orquestras e outras reuniões públicas formais também no século XIX! 

 

Comentários