Duas frentes frias agendadas para o fim de março e começo de abril prometem alterações climáticas, particularmente nas áreas Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os dados provêm da Climatempo.
Nesta sexta-feira (28), uma primeira onda de frio mais leve se forma no litoral de Santa Catarina, provocando um aumento na umidade e alterações nos ventos na região Sul, antes de se dirigir para o alto mar. Na segunda-feira (31), uma nova frente fria de maior intensidade se formará entre Argentina e Uruguai, aumentando a umidade e o frio em todo o território nacional.
Este sistema provocará uma redução nas temperaturas mínimas e máximas na primeira semana de abril, afetando principalmente a Região Sul, o oeste e o sul de Mato Grosso do Sul e o sul de Mato Grosso.
A umidade continuará na Região Sul, com chances de precipitações intensas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná até o meio da próxima semana. Ao avançar, a frente fria trará também ventos frios para a Região Sudeste. No entanto, a diminuição da temperatura na região é prevista apenas para o primeiro fim de semana de abril, nos dias 5 e 6.