Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PERSONALIDADE MUSICAL: JOVELINA PÉROLA NEGRA
Por Susi Hellen Spindola
Publicado em 26/03/2025 08:07
Música

 

Um dos grandes nomes do nosso samba, a cantora e compositora morreu no dia 2 de novembro de 1998, após sofrer um infarto, aos 54 anos.

 

1-  Sua grande inspiração era Clementina de Jesus.

Nascida no subúrbio do Rio de Janeiro, em 1944, Jovelina Pérola Negra escutou muito Clementina de Jesus e herdou dela o estilo de cantar e de defender a sua música.

Assim como sua ídola, Jovelina também trabalhou como doméstica e lavadeira antes de fazer sucesso no mundo artístico.

 

2- Participou do Pagode da TamarineiraPastora do Império Serrano, no início da década de 1980 – ao lado de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, entre muitos outros – participou do Pagode da Tamarineira, do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. 

Desta geração de sambistas surgiu o que se convencionou chamar “Pagode carioca”, com tradição musical mais ligada ao partido-alto.   

 

3 – Amigo de Jovelina que sugeriu seu nome artísticoFã também de Bezerra da Silva, Jovelina começou a cantar seus pagodes no Vegas Sport Clube, levada pelo amigo Dejalmir, que também lançou o nome Jovelina Pérola Negra, em homenagem à sua cor reluzente.

 

4 – ‘Bagaço da Laranja’ virou grande hit na voz de Jovelina Pérola NegraEm 1985, ao lado de Zeca Pagodinho, Mauro Diniz, Pedrinho da Flor e Elaine Machado, participou da coletânea Raça Brasileira, na qual interpretou duas composições que viriam a ser seus primeiros sucessos: Bagaço da Laranja (de Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho), cantada em dueto com Zeca Pagodinho, e Feirinha da Pavuna, composição de sua autoria. O primeiro disco solo veio no mesmo ano.

 

5 – Gravou cinco álbuns individuaisCom seu canto forte, gravou cinco álbuns individuais, conquistando um Disco de Platina. Outros grandes sucessos foram: Luz do Repente (de Arlindo Cruz, Franco e Marquinho PQD), No Mesmo Manto (de Beto Correia e Lúcio Curvello) e Garota Zona Sul (de Guará).

 

6 – Maria Bethânia gostava muito de JovelinaO estilo muito pessoal conquistou muitos fãs no meio artístico, levando até mesmo Maria Bethânia a uma apresentação no Terreirão do Samba, na Praça Onze de Junho, de onde a diva da música popular brasileira só saiu depois de ouvir “dona Jove versar”.

 

 7- “ganhar muito dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve”Apesar da imensidão de sua voz e de seu legado para a música negra brasileira, Jovelina Pérola Negra era grande demais para um Brasil tomado pelo racismo estrutural e pela intolerância religiosa.

Seu sucesso chegou tardiamente e ela não realizou o sonho de “ganhar muito dinheiro e dar aos filhos tudo o que não teve”.

Ela faleceu muito cedo, mas não sem antes influenciar uma gama de artistas brasileiros – que hoje celebram a  importância gigantesca de sua presença na nossa cultura e para o nosso povo.

 

8 – Jovelina Pérola Negra é tia de Seu JorgeDos seus três filhos, a filha do meio, Cassiana, também seguiu carreira como cantora.

Mas Jovelina Pérola Negra também é tia do cantor, ator e compositor Seu Jorge.

 

9 – Alcione homenageou a Pérola Negra no seu disco Profissão Cantora, de 1995Alcione homenageou a Pérola Negra no seu disco Profissão Cantora, de 1995. A faixa 4 do disco é um pot-pourri com os sucessos de Jovelina: Sorriso Aberto (Guará); Liberdade Plena (Beto Correia e Lúcio Curvello); Luz do Repente (Arlindo Cruz, Franco e Marquinho PQD); Menina Você Bebeu (Beto Sem Braço, Arlindo Cruz e Acyr Marques) e Bagaço da Laranja (Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz).

 

10 – Arena Carioca Jovelina Pérola NegraEm janeiro de 2012 foi inaugurada a Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, no centro de Pavuna, Rio de Janeiro, bairro onde a artista morou.

Com mais de 1600 metros quadrado e três andares, o espaço cultural contém em suas instalações oficinas educativas e colônia de férias para crianças carentes, além de salas para exibição de cinema, teatro e shows.

 

Comentários