O início do outono deve trazer de volta manhãs frescas e precipitações em grande parte do país.
SUL:
Gradualmente, a zona de alta pressão que mantinha o tempo estável e frio pela manhã começa a se mover em direção ao oceano.
SUDESTE:
O clima deve se manter parecido com o que foi visto nos dias anteriores, com manhãs já um pouco mais frescas e a retomada da amplitude térmica típica do outono.
No domingo, há possibilidade de chuvas intensas, especialmente em São Paulo. Nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e uma porção de Minas Gerais, a precipitação deve diminuir gradualmente nos próximos dias.
CENTRO-OESTE:
A previsão indica calor e chuvas pontuais na área. Segundo Luengo, pode ocorrer precipitação intensa, especialmente no Mato Grosso.
NORTE - NORDESTE
O tempo continua muito semelhante ao que foi registrado nas últimas semanas nas áreas, devido à presença constante da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) representa um ponto de convergência de ventos na área equatorial. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela precipitação em partes das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Os locais mais propensos a chuvas intensas são Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Tocantins e o oeste da Bahia. No Acre, a precipitação deve diminuir.