Semana nova, leitura nova, vem conferir nossas dicas e escolha uma que melhor encaixe em seu tempo :)
Livro: Antologia poética

Publicada originalmente em 1981, Antologia poética apresenta uma seleção do próprio Mario Quintana, que optou por uma divisão temática de seus poemas.
Estão presentes os motivos mais emblemáticos do poeta:
o humor, o despojamento, o devaneio, o sobrenatural, a infância, o cotidiano.
O conjunto forma um curso prático não só da poesia de Quintana, mas da poesia moderna como um todo, naquilo que ela tem de mais característico:
o lirismo intimista e o verso livre.
Com prefácio de Eucanaã Ferraz, que discute em profundidade não só a coletânea, mas também faz um balanço preciso da obra de Quintana, esta é uma ótima porta de entrada para os leitores que querem ter contato com este poeta essencial.
____________________________________________________________
Livro: Esconderijos do tempo

Esconderijos do tempo ocupa lugar de destaque na obra poética de Mario Quintana.
Tudo levava a crer que, após o premiado Apontamentos de história sobrenatural, de 1976, o poeta septuagenário não tinha mais para onde ir, a não ser repetir-se.
No entanto, passaram-se apenas quatro anos, e Quintana lançava este que pode ser considerado um dos melhores livros de poesia brasileira do último quarto do século passado.
Alguns dos mais belos poemas escritos pelo autor podem ser encontrados neste volume.
À época de seu lançamento original, em 1980, o poeta parecia liberar-se definitivamente de todas as amarras, influências, compromissos, entregando-se por inteiro ao triunfo da imaginação como forma de questionar e enriquecer o real.
Neste livro, é marcante a total dissociação de Quintana em relação a qualquer influência exercida sobre ele por outros mestres de sua geração modernista.
Se nos livros dos anos 70, através da noção de “sobrenatural”, ele fizera questão de contrastar sua poética ao ceticismo materialista de Drummond, aqui o poeta assume de peito aberto sua personalidade singular.
Em Mario Quintana, o poeta, não existiu envelhecimento.
Esconderijos do tempo é um livro de maturidade plena.
Nele estão poemas que tematizam a passagem do tempo e o caráter fugaz dos sentimentos e das sensações, mas sem ceder à nostalgia ou à melancolia.
A palavra poética afirma-se aqui como celebração e concretização daquilo que perdura.
____________________________________________________________
Livro: Eu passarinho

Esta antologia cobre toda a carreira do poeta, desde os livros iniciais até os publicados postumamente, e revela não só seu modo único de olhar o mundo, mas uma riqueza de temas e formas.
Quintana retrata a vida nossa de cada dia – os fatos corriqueiros e também os que nos pegam de surpresa e nos transformam –, ressaltando os aspectos belos, profundos e divertidos de nossa existência.
Há aqui um pouco de tudo: sonetos, versos livres, aforismos, haicais e prosa poética.
impossível ficar indiferente e não se emocionar.
___________________________________________________________________
Outras Dicas de leitura:
Livro: A gente mira no amor e acerta na solidão

Escrito a partir de diálogos, A gente mira no amor e acerta na solidão, surgiu de experiências vividas pela autora em salas de aula, em sessões de análise (enquanto analisante ou analista), com amigos, em leituras de pesquisas teóricas.
Neste livro, a psicanalista e professora Ana Suy quer, acima de tudo, continuar essa conversa contigo, leitor, sem a pretensão, no entanto, de ser um manual ou um tratado acadêmico sobre o tema.
Puxe uma cadeira, fique bem confortável para um bate-papo sobre o amor, “essa experiência tão interessante que cada um vive sozinho junto com alguns outros ao longo da nossa passagem pelo mundo”.
"O livro de Ana Suy é uma delícia para pensar sobre o amor e a solidão.
Você pode se interessar por psicanálise ou mal saber quem foi Freud:
tenha certeza de que vai aumentar seu repertório e repensar as próprias experiências a partir destas reflexões estimulantes em forma de conversa boa!"- Liliane Prata, escritora
=================================================
Livro: a vida é curta demais para viver o mínimo

eu tenho certeza de que você já deve ter ouvido:
“pior do que morrer é não viver por medo de dar errado.
e provavelmente essa frase ainda é uma das maiores verdades que você vai aprender sobre a vida.
este livro é sobre coragem!
sobre viver intensamente, sobre assumir riscos, sobre entender que existem consequências pra quem abre o peito, pra quem escancara a alma, pra quem se joga no mundo, nas possibilidades;
mas isso tudo ainda é sobre viver. sobre se sentir vivo.
então coragem, meu bem!
coragem!porque o medo só afasta a gente da vida.
e o que é teu tá no mundo, na experiência de viver.
=================================================
Livro: Nos olhos de quem vê

Quem nunca teve problemas com autoimagem, ou com autoaceitação, ou com autoestima?
Quem nunca se comparou a padrões irreais (para não dizer malucos) de beleza e de comportamento e sofreu tentando se adequar a eles, apelando para métodos no mínimo duvidosos?
E a troco de quê?
Foi com isso em mente que a quadrinista e finalista do CCXP Awards Helô D’Angelo escreveu este livro, compartilhando experiências pessoais com as quais é impossível não se identificar.
Com um sagaz toque de humor, muita ironia e ilustrações que são um espetáculo à parte, Helô nos leva do riso às lágrimas, convidando-nos a enfim olharmos para dentro e nos amarmos sem o peso do olhar do outro.
=================================================
Livro: Gente Ansiosa

Best-seller instantâneo do New York Times, o novo romance do autor de Um homem chamado Ove é um "romance engraçado e emocionante".
A busca por um apartamento não costuma ser uma situação de vida ou morte, mas uma visita imobiliária toma tais dimensões quando um fracassado assaltante de banco invade o apartamento e faz de reféns um grupo de desconhecidos.
O grupo inclui um casal recém-aposentado que procura sem parar, casas para reformar, evitando a verdade dolorosa de que não é possível reformar o casamento.
Há um um casal que, prestes a ter o primeiro filho, não concorda sobre nada.
Acrescenta-se uma mulher de 87 anos que já viveu demais para temer uma ameaça à mão armada, um corretor imobiliário assustado, mas ainda disposto a vender, e um homem misterioso que se trancou no único banheiro do apartamento, e assim completamos o pior grupo de reféns do mundo.
Cada personagem carrega uma vida de reclamações, mágoas, segredos e paixões prestes a transbordar. Ninguém é exatamente o que parece.
E todos ― inclusive o ladrão ― estão desesperados por algum tipo de resgate.
Conforme as autoridades e a imprensa cercam o prédio, os aliados relutantes revelam verdades surpreendentes e desencadeiam eventos tão inusitados que nem eles próprios são capazes de explicar.
O livro prova novamente que Backman é "mestre em escrever narrativas deliciosas, astutas e emocionantes com foco nos personagens" (USA Today).
Gente ansiosa "captura a essência confusa de ser humano.
(...) É esperto e tocante, e vai te fazer rir e chorar em igual medida” (The Washington Post).
Esta "diversão sem-fim, que garante melhorar seu humor” (Real Simple), é prova de que o poder resistente da amizade, do perdão e da esperança podem nos salvar ― mesmo nos momentos de maior ansiedade.
====================================================
BOA LEITURA :)