A Amazon vai excluir um recurso que permite fazer a transferência de livros comprados no site da varejista entre o computador e um Kindle via USB.
A mudança começa a valer no dia 26 de fevereiro, segundo o site The Verge.
A ferramenta não é tão popular entre os adeptos do e-reader, já que as obras podem ser enviadas mais facilmente por Wi-Fi, mas pode ser bastante útil para convertê-las para outros formatos ou fazer backup de compras.
Além disso, é um recurso que traz algum conforto por garantir cópias offline dos livros.
Segundo a reportagem, a Amazon esporadicamente remove livros da loja online, como aconteceu recentemente com “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl.
Com a mudança, também pode ficar mais trabalhoso converter livros comprados na Amazon
— enviados em AZW3 — para outros formatos como EPUB
para uso em dispositivos alternativos, como um Kobo.
“Os clientes podem continuar lendo livros baixados anteriormente em seus dispositivos Kindle e acessar novos conteúdos por meio do aplicativo Kindle, Kindle para web, bem como diretamente por meio de dispositivos Kindle com capacidade WiFi”, disse a porta-voz da Amazon, Jackie Burke, ao The Verge.
Os usuários, no entanto, ainda poderão copiar manualmente arquivos de e-books e outros documentos para Kindles via USB usando aplicativos da Amazon ou soluções de terceiros, como o Calibre.
Resquício de outros tempos…
O recurso de download foi lançado em um momento em que os Kindles não possuíam rede Wi-Fi.
Foi uma maneira encontrada pela Amazon de garantir aos clientes a leitura de livros adquiridos pelo site em seus e-readers.
Ainda é possível acessar essa opção na aba “Biblioteca de conteúdo” na conta do cliente.
Depois, basta selecionar o menu “Mais ações”, escolher “Baixar e transferir via USB”, selecionar um dispositivo Kindle registrado e, então, uma cópia do livro será baixada para seu computador.
O pop-up, no entanto, agora vem com um aviso adicional:
“A partir de 26 de fevereiro de 2025, a opção ‘Baixar e transferir via USB’ não estará mais disponível.
Você ainda pode enviar livros Kindle para seus dispositivos habilitados para Wi-Fi selecionando a opção ‘Entregar ou remover do dispositivo’.“