Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
BRASIL TEM 5,5 MIL PONTES COM MAIS DE 50 ANOS E ENGENHEIROS FAZEM ALERTA
Notícia
Publicado em 24/02/2025

O Brasil possui aproximadamente 5.500 pontes com mais de 50 anos de uso, o que constitui um "enorme desafio" para a engenharia nacional. É necessário um plano de ação para prevenir catástrofes como a que ocorreu em dezembro do ano passado, quando uma ponte desabou na BR-226 entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), resultando em pelo menos 14 mortes. Um conjunto de sete associações de engenharia emitiu um manifesto propondo 15 ações, com prioridade para a recuperação de todas as pontes em situação considerada "emergencial" ou "crítica".

As seguintes entidades assinam o documento: Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geológica (ABMS), Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat), Associação Brasileira de Patologia das Estruturas (Alconpat) e a Associação Internacional para a Manutenção e Segurança de Pontes (Iabmas).

 

 

As organizações declaram que existem 113.168 pontes rodoviárias no Brasil, das quais 14.874 estão catalogadas e 12.142 têm registros de inspeção.Desse total, 1.039 pontes apresentam condição ruim (nota técnica igual a 2) ou crítica (nota 2). A ponte Juscelino Kubitschek, sobre o rio Tocantins, tinha nota 2.

Comentários