
Com suas praias de areia branca repletas de palmeiras e infinitas águas azul-turquesa, as Maldivas são a ideia de paraíso na mente de muitas pessoas. O arquipélago perfeito é composto por 1200 ilhas, mas apenas cerca de 200 delas são habitadas. Alguns deles são pouco mais do que uma faixa de areia, lar de um idílico resort de mergulho ou um punhado de restaurantes.
1. Há um fato interessante por trás da areia branca e cintilante das praias das Maldivas. Enquanto a maioria das praias de areia são feitas de quartzo, nas Maldivas elas surgiram a partir de recifes de corais. As praias de corais representam apenas cerca de 5% das praias do mundo, por isso são muito especiais.
2.
Em média, as 1200 ilhas das Maldivas ficam cerca de dois metros acima do nível do mar. Mesmo em seu ponto mais alto, as Maldivas ainda atingem alturas de apenas 2,5 metros, o que torna esse país o mais baixo e mais plano do mundo. Infelizmente, várias ilhas desapareceram devido à erosão natural e desastres naturais. Em 2100, prevê-se que o aumento do nível do mar engula a maior parte do país.
3.Problemas no paraíso? Não nas Maldivas. O arquipélago é consistentemente classificado como um dos lugares mais seguros para viajar no planeta, com níveis muito baixos de criminalidade, mesmo na capital do país.
4.Em 2009, o então presidente das Maldivas, Mohamed Nasheed, decidiu que uma sala de reuniões abafada não parecia o lugar certo para ter uma reunião de gabinete sobre mudanças globais. Então, em vez disso, ele decidiu
levar seus ministros para uma reunião no fundo do mar. Na ocasião, um total de 11 ministros trocaram seus trajes por equipamentos de mergulho para ratificar um documento pedindo cortes globais nas emissões de carbono.
5. O coqueiro é um dos símbolos usados para representar as Maldivas, e há uma boa razão para isso: amplamente cultivados na nação insular, os coqueiros fornecem sombra nas praias, bem como uma fonte de madeira que é forte o suficiente para construir os tradicionais quiosques e barcos.
6.Embora estabelecidas por um rei indiano, as Maldivas adotaram o Islã em 1153 d.C., que agora é a religião oficial do país. Isso também significa seguir as leis pertencentes ao Islã. Por exemplo, não é permitido álcool, com exceção dos resorts e clubes.
7.Embora seja um dos principais destinos de lua de mel do mundo, as Maldivas também têm as maiores taxas de divórcio. Segundo a ONU, 10,97 em cada 1.000 habitantes se divorciam nas Maldivas todos os anos. A pesquisa também estima que, na média, uma mulher das Maldivas pode ter passado por até três divórcios quando atinge a idade de 30 anos.
8. As Maldivas são um país muito diversificado quando se trata de diversidade biológica. Essa nação abriga 5 das 7 espécies de tartarugas marinhas do mundo: a tartaruga-oliva, a tartaruga-cabeçuda, a tartaruga-de-couro, a tartaruga-verde e a tartaruga-de-pente.
9.Não são apenas as pessoas que gostam da vibe do arquipélago. O tubarão-baleia (o maior peixe do mundo) também faz das Maldivas sua casa. É
um dos poucos lugares do mundo onde você pode nadar ao lado desses enormes tubarões que podem crescer até 6 metros de comprimento.
10.A bandeira das Maldivas consiste em um retângulo verde no meio com uma lua crescente, cercado por um retângulo vermelho. O vermelho representa o sacrifício das pessoas que perderam a vida protegendo o país, o verde representa paz e prosperidade e a lua crescente representa o Islã.
11. As Maldivas eram uma encruzilhada das antigas rotas comerciais, o que pode ser facilmente observado em sua demografia. As múltiplas faces das Maldivas de hoje são fruto de uma mistura de civilizações: indiana, africana, europeia, árabe, asiática…
12. Ao contrário dos países ocidentais, as Maldivas não reconhecem sábado e domingo como fim de semana, mas sexta e sábado. Portanto, não se surpreenda ao ver pessoas trabalhando em um domingo.
