A Coreia do Norte está desmantelando um local em seu resort Mount Kumgang utilizado para reunir famílias separadas após a Guerra da Coreia, segundo a Coreia do Sul nesta quinta-feira (13), no mais recente indício de tensão entre as duas Coreias. O Ministério da Unificação de Seul, responsável pelos assuntos entre as duas nações, solicitou que a Coreia do Norte cesse imediatamente a atividade no local próximo à fronteira.
A derrubada da estrutura é um "ato anti-humano que contraria os anseios de famílias separadas", indicou o ministério, indicando que ponderaria ações legais e uma reação conjunta com a comunidade global.Nos últimos anos, a Coreia do Norte tem intensificado sua retórica contra seu vizinho sul-coreano, caracterizando-o como um "Estado hostil".
Pyongyang também detonou partes de estradas e linhas ferroviárias intercoreanas em seu lado da fronteira, fortemente defendido, no ano passado, o que motivou os militares sul-coreanos a realizarem disparos de advertência naquele momento.