
História da bateria: tudo sobre esse instrumento incrível!
A origem da bateria
A história da bateria começa bem antes de ela se tornar o instrumento completo que conhecemos hoje. Seus componentes têm origens distintas, mas os tambores são, sem dúvida, as peças mais antigas. Escavações arqueológicas revelaram tambores rudimentares que datam da Pré-História, feitos de troncos ocos cobertos com pele de animal. Esses instrumentos eram usados em rituais religiosos para se conectar com os deuses.
Os pratos, outro componente essencial da bateria, apareceram em esculturas e pinturas datadas do século VII a.C., sendo utilizados em cerimônias no Egito e em Roma. No livro
The Cymbal Book, Hugo Pinksterboer (1992, p. 15) destaca:
“Uma imagem Babilônica de 700 a.C retrata pratos que mostram claramente uma semelhança com os instrumentos em uso hoje: eles são bastante planos e tem copo. Além desse tipo, também havia pratos esféricos e outros modelos. Alguns desses pratos muito antigos já apresentavam sulcos tonais.”
A China é frequentemente considerada o primeiro país onde os pratos foram fabricados. No entanto, a Bíblia dos Instrumentos Musicais Chineses, o Yo Shu (1101), diz que no início eles foram importados do Tibete. A Índia e a Turquia também eram mencionadas, às vezes, como possíveis locais de origem do prato. A arte de fundir, temperar e martelar bronze era conhecida nesses países em um estágio muito inicial. Israel e Egito também têm longas tradições neste campo. (Fonte: PINKSTERBOER, Hugo. The Cymbal Book. Hal Leonard, 1992).
A evolução: da música militar ao jazz
A combinação de tambores e pratos começou a ganhar forma em um contexto militar. No século XIX, tambores e percussões eram usados em bandas militares para marcar ritmo e criar impacto sonoro. Soldados franceses, ao retornarem à Europa, deixaram instrumentos nos Estados Unidos, onde escravos afro-americanos e imigrantes começaram a adaptar essas peças.
Foi em New Orleans, berço do jazz, que os componentes começaram a ser tocados por uma única pessoa, dando origem ao que hoje chamamos de “set de bateria”. A invenção do pedal em 1910 por William F. Ludwig revolucionou a forma como os músicos tocavam, permitindo maior autonomia e rapidez.
Com o tempo, outras inovações foram sendo incorporadas, como o hi-hat em 1940, completando o formato da bateria moderna.
Principais tipos de bateria:
Atualmente, os principais tipos de bateria são:
Bateria acústica
Bateria eletrônica
Bateria híbrida
Bateria marcial
Maiores bateristas da história:
10° Mitch Mitchell (Jimi Hendrix Experience)

- todos sabem que Hendrix tirou a sorte grande de poder ter um dos melhores bateristas do final da década de 1960. Mitch tinha estilo -- tanto visualmente como o jeito de tocar. Quem nunca se empolgou com a levada de "Foxey Lady" e "Purple Haze"?
09° Lars Ulrich (Metallica)

- o cara que criou a linha de "Master of Puppets" será lembrado em todas as listas dos melhores bateristas. Sim, ao contrário de muitos, eu acho que Lars é um baterista criativo e super talentoso. Quer uma prova recente? Ouça o novo álbum do Metallica "Hardwired...to Self-Destruct".
08° Mikkey Dee (King Diamond, Motörhead, Scorpions)

- como Lemmy dizia: "Mekky Dee, o melhor baterista do mundo". É inegável não compreender o talento de Dee. Quem foi no show dos Scorpions em 2016, viu uma máquina em ação -- com muito talento. Seu trabalho com o Motörhead foi excepcional. Mikkey tem um segredo: bumbo duplo.
07° Nicko McBrain (Iron Maiden)

- Nicko faz milagres. Ele tem muita facilidade de criar/tocar levadas como "Flight of Icarus", "Wasted Years" e "Ghost of the Navigator".
06° Ian Paice (Deep Purple)

- Paice é um gênio. Seu Kit de bateria era pequeno no início do Purple, mas isso não impedia dele ter criado linhas fantásticas. Influenciou todas as bandas de Metal e Hard-Rock na metade da década de 1970.
05° Bill Ward (Black Sabbath)

- definitivamente, o baterista que criou as linhas de Metal. O que dizer de "Hand of Doom"?
04° Neil Peart (Rush)

- Neil é o principal letrista da lendária banda Canadense. Já não basta ser um dos melhores bateristas do mundo, o dono das baquetas do Rush é também um dos maiores compositores do rock. A letra de 'Spirit of the Radio" comprova isso. Mas, é tocando o seu instrumento que ele se destaca. Eu fico impressionado com a facilidade que ele conduz a bateria. Peart é um extraterrestre.
03° Keith Moon (The Who)

- certamente, Moon foi (é) um dos melhores de todos os tempos. Ele não imitava ninguém. Tinha sua característica de tocar. Seu jeitão explosivo. Se estivesse vivo, com certeza seria o maior de todos. Se você nunca escutou nada do lendário Moon, aconselho ir no Youtube e escutar "The Ox". Ela é selvagem e atraente - uma das melhores linhas de bateria da década de 1960.
02° John Bonham (Led Zeppelin)

- Bonzo foi o mais influente baterista da sua época. A linha de "Good Times Bad Times" é uma das melhores de todos os tempos. É pesada... Um soco na cara! Para muitos, ele foi o baterista do Led, mas para mim, foi o coração da banda.
01° Dave Lombardo (Slayer)

- o melhor baterista do mundo, claro, na minha opinião. É o músico mais respeitado dentro do Thrash-Metal. O Cubano é um grande fã do Bonham -- até toca Led em alguns eventos. O Co-fundador do Slayer tem uma maneira de tocar que me agrada muito. O que dizer das linhas de "Angel of Death", "South of Heaven", "Live Undead" e "Seasons in the Abyss"? Incrível. A forma de como ele conduz o instrumento, com técnica e velocidade, é IMPRESSIONANTE!