
Adélia Prado
"Adélia Prado é uma escritora mineira. Ela nasceu em 13 de dezembro de 1935 na cidade de Divinópolis, no estado de Minas Gerais. Mais tarde, trabalhou como professora, foi diretora de um grupo de teatro e chefiou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis.
A poetisa escreveu obras em que a voz feminina está em destaque. Seus textos mostram, com lirismo, o cotidiano. Apresentam caráter universal, fazem reflexões existenciais e evidenciam a religiosidade. Adélia Prado, em 2024, ganhou o prêmio Machado de Assis e o famoso prêmio Camões."
Sobre ela:
- Adélia Prado é uma famosa escritora brasileira.
- Ela nasceu em 1935, em Divinópolis, Minas Gerais.
- Além de poetisa, também foi professora e diretora de um grupo teatral.
- As obras da autora valorizam o cotidiano e destacam o universo feminino.
- Adélia Prado é vencedora dos prêmios Jabuti, Machado de Assis e Camões."
Biografia de Adélia Prado
Adélia Prado nasceu em Divinópolis, no estado de Minas Gerais, em 13 de dezembro de 1935. De origem pobre, seu pai era ferroviário; e sua mãe, dona de casa. Foi alfabetizada no Grupo Escolar Padre Matias Lobato. Em seguida, por meio de uma bolsa de estudos, ingressou no Ginásio Nossa Senhora do Sagrado Coração.
Mais tarde, em 1950, ficou órfã de mãe. Como era a irmã mais velha, ficou responsável por cuidar da casa e dos irmãos. No ano seguinte, começou a estudar Magistério e se formou em 1953. No ano de 1955, iniciou sua carreira de professora em uma escola pública estadual. O casamento com o bancário José Assunção de Freitas ocorreu em 1958.
Em seguida, moraram por algum tempo em Governador Valadares. Em 1965, Adélia ingressou no curso de Filosofia em sua cidade natal. Publicou seu primeiro livro — Bagagem — em 1976. Para essa publicação, teve apoio dos escritores Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Affonso Romano de Sant’Anna (1937-).
Antes, porém, de publicar seu primeiro livro, a autora publicou textos em periódicos como A Semana e Gazeta de Minas. Em 1978, publicou O coração disparado, livro que lhe rendeu o prêmio Jabuti desse ano. Adélia Prado atuou como professora até 1979, quando decidiu se dedicar mais à literatura.
Foi diretora do grupo teatral Cara e Coragem, em Divinópolis, a partir de 1980. No ano de 1983, passou a chefiar a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Divinópolis, cargo que manteve até 1988. Já em 2014, ganhou o prêmio canadense Lifetime Recognition. Em 2024, foi a vencedora dos famosos prêmio Machado de Assis e Camões.
Características das obras de Adélia Prado
A poesia de Adélia Prado apresenta estas características:
aspecto filosófico;
transcendentalismo;
temática do cotidiano;
reflexões existenciais;
caráter universal;
valorização da oralidade;
linguagem coloquial;
jogo semântico;
metalinguagem;
traços narrativos;
foco no ambiente doméstico;
religiosidade;
predominância de versos livres.
Já sua prosa possui os seguintes elementos:
objetividade;
lirismo;
linguagem concisa;
plurissignificação.
Por fim, tanto na poesia quanto na prosa, o foco é o universo feminino."