Rivaldo desabafou sobre um dos momentos mais desafiadores de sua carreira no futebol brasileiro: a derrota para a Nigéria nas Olimpíadas de 1996, em que um erro seu resultou na vitória da equipe rival. Depois do episódio emblemático, o atleta acredita ter dado a volta por cima ao ser transferido para o La Coruña, da Espanha. O Brasil estava na semifinal do torneio em Atlanta, nos Estados Unidos. Aos 33 minutos do segundo tempo, a equipe de Zagallo vencia a Nigéria por 3 a 1, e o triunfo parecia certo. No entanto, um erro de Rivaldo resultou em um contra-ataque para a seleção africana, que converteu o gol, levando a partida para a prorrogação.
Para o jogador, a volta por cima veio com a transferência para o futebol europeu. “A sorte foi que o Palmeiras me vendeu ao La Corunã. Não suportava mais escutar coisas aqui no Brasil, por conta dessa bola que perdi para a Nigéria”, desabafou.
Quando ingressou no time da Galiza, as coisas se aprimoraram. "Notei que várias pessoas me aguardavam." Até fiquei com medo. Com tantas ocorrências no Brasil, e aqui em La Corunã, as pessoas estão apaixonadas por mim.
Embora o episódio controverso tenha afetado sua carreira, o bom rendimento pelo time azul e branco o redimiu e possibilitou sua contratação pelo Barcelona um ano mais tarde.
Rivaldo se estabeleceu como um ícone e acabou se tornando um dos oito maiores artilheiros da história do clube. Foi transferido do Barcelona para o Milan por uma temporada. Em seguida, defendeu Cruzeiro, Olympiacos, Bunyodkor, São Paulo, Kabuscorp, São Caetano e Mogi Mirim, onde finalizou sua trajetória profissional.