Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
PAÍS DE HOJE: LITUÂNIA
Publicado em 04/02/2025 11:29
Países

 

13 curiosidades da Lituânia sobre cultura, costumes e fatos

 

 

1) País possui duas independências

Uma das principais curiosidades da Lituânia, é que o país passou por muitas guerras e ocupações em seu território ao longo da história. Como o país nem sempre foi independente, as duas ocasiões em que isso aconteceu são celebradas por todo o país.

 

A primeira delas acontece em 16 de fevereiro, quando o país se tornou independente do Império Alemão em 1918, após a I Guerra Mundial. A segunda é, na verdade, a comemoração da restauração da independência em 11 de março.

Nesta segunda data, em 1990, o país conseguia retomar a sua independência contra o domínio da antiga União Soviética, que esteve à frente do país por 50 anos.

 

2) Esporte nacional é o basquete

 

O futebol pode até ser um dos esportes mais populares pelo mundo, mas na Lituânia é diferente. O basquete é dito como a segunda religião do país. Atualmente, o time de basquete da Lituânia é considerado como o

 terceiro melhor do mundo.

 

E essa paixão nacional foi muito importante durante o período do governo soviético, pois o povo Lituano continuou jogando basquete e vendo essa como uma tradição a ser mantida, uma identidade que ninguém poderia tirar deles.

 

3) Fica no país uma das árvores mais antigas da Europa

Uma das árvores mais antigas da Europa, e a mais antiga da Lituânia, com cerca de 1.500 anos, o carvalho Stelmužė

está localizado na região noroeste da Lituânia, Aukštaitija.

A frondosa e famosa árvore tem 23 metros de altura e aproximadamente 3,5 metros de diâmetro e são necessárias de 8 a 9 pessoas para abraçar a árvore.

 

4) Lituano é um dos idiomas mais antigos do mundo

 

Muitas pessoas acreditam que o grego, latim, celta ou eslavo são as línguas mais antigas, mas elas não estão nem perto do lituano, que seria tão antigo quanto o sânscrito, cujos primeiros registros datam de 1500 a.C.

 

O lituano pertence ao grupo dos idiomas chamados de Indo-europeus, que seria a mãe de todos os idiomas falados na atualidade.

 

Uma curiosidade da Lituânia é que a maior palavra do idioma é nebeprisikiškiakopūsteliaujantiesiems

que tem 37 letras e cujo significado seria: um grupo de pessoas que costumavam ir para a floresta para colher grama, mas que não estão mais fazendo isso.

Essa palavra pode não fazer muito sentido nos dias atuais e raramente é usada.

 

5) Último país pagão da Europa

Atualmente, a religião oficial do país é o cristianismo, por isso, você encontrará uma grande quantidade de igrejas por todo o país. Somente o centro velho da capital da Lituânia,

 Vilnius, possui mais de 30 igrejas. Às vezes, na mesma quadra, você tem 3 igrejas juntas.

E quem vê essa quantidade enorme de igrejas não imagina que a Lituânia foi o último país pagão da Europa. Que durou até o final do século XIV, início do século XV. E o país ainda mantém muitas tradições relacionadas a essa época, como:Celebração do

 Užgavėnės, que é celebrado na terça-feira de carnaval, e que simboliza o dia de espantar o inverno;Diversas esculturas de madeira de deuses pagãos;Um museu do diabo, que está localizado em Kaunas e possui muitas esculturas, de todas as formas e tamanhos; Celebração do

 midsummer, que nada mais é do que o dia de São João, e é o dia mais longo do ano.

 

6) Uma das melhores internets do mundo

Outro fato curioso é que internet na Lituânia possui uma conexões mais rápidas do mundo. A velocidade de download pode chegar a 30 Mbps.

 

7) Um dos países mais verdes da Europa

Apesar de pequeno, o país possui cerca de 1/3 do seu território coberto por florestas. Vilnius é uma das capitais do mundo com o maior número de parques, e eles são enormes.

Com tanta área verde já dá para imaginar a quantidade de atividades oferecidas durante o verão para aquelas pessoas que gostam de atividades ao ar livre. 

 

8) Cervejas premiadas

As cervejas lituanas possuem toque de frescor único, sendo bastante apreciadas pelo mundo todo. Há diversas cervejarias em todo o país que ganharam muitos prêmios ao longo dos anos. Somente em 2015, 16 marcas de cervejas lituanas foram premiadas no

 World Beer Awards.

 

9) País possui uma essência nacional

 

A Lituânia talvez seja o único país do mundo

que tenha a sua essência nacional, “The Scent of Lithuania”. Essa essência foi criada em 2010, sendo amplamente discutida em todas as mídias.

O aroma inclui toques de flores silvestres, gengibre, framboesa, sândalo e almíscar, conferindo ao perfume um arome doce e fresco ao mesmo tempo.

 

10) Tradições natalinas

 

Assim como no Brasil, as tradições natalinas na Lituânia são totalmente familiares. Essa é a época em que toda a família se reúne para o jantar da véspera de natal, em que são servidos pelo menos 12 pratos vegetarianos (apesar de peixe ser permitido e muito apreciado em inúmeros pratos).

Tradicionalmente, o primeiro prato precisa ser de wafers feitos com a mesma receita da sagrada comunhão na igreja.

 

11) Celebrando a páscoa

Uma das curiosidades da Lituânia é que, quem deixa os ovos de páscoa e os doces para as crianças, é a “Avó da Páscoa”.

E, antes de se deliciar com os pratos do almoço de páscoa (que em geral possuem muita carne), um ovo cozido é dividido em pedaços suficientes para todos os membros da família presentes na reunião, simbolizando a harmonia entre a família.

Além disso, não há troca de ovos de chocolate durante a páscoa. A tradição é pintar as cascas dos ovos, nas mais variadas cores e padrões. E as crianças saírem à caça desses ovos no domingo de páscoa. E saiba quais são os pratos típicos da Lituânia.

 

12) Terra da cegonha

Anualmente, o país é visitado por centenas de casais de cegonhas, que fazem os seus ninhos enormes em postes, troncos de árvore. Acredita-se ainda que, se o casal de cegonhas fizer o ninho na sua casa ou propriedade, que isso é um sinal de sorte. O país celebra o dia da cegonha em 25 de março.

 

13) República Independente de Užupis

Para quem viaja a Vilnius, uma parada obrigatória é na República Independente de Užupis. Esse é um bairro na capital do país, que logo após o fim do governo soviético era o mais barato da cidade (e também menos seguro).

Sem dinheiro, muitos artistas acabaram indo morar lá. Depois de algum tempo, por uma brincadeira que se iniciou em uma mesa de bar, eles decidiram declarar a independência de Vilnius.

A coisa é tão organizada que há uma placa indicando a entrada da república, você pode ter o seu passaporte carimbado se quiser, tem festa da independência (celebrada dia 1º de Abril), tem embaixadores dos mais diversos assuntos (e você pode se tornar um se quiser), tem até mesmo uma constituição.

E a criatividade não acaba por aí. Como há muitos artistas morando em Užupis é possível encontrar as mais diversas obras de arte pelas ruas, como esculturas, grafites e estátuas.

 

 

Comentários