Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Racismo contra Rayan: Ministério do Esporte cobra Conmebol sobre o caso
Publicado em 28/01/2025 08:42
Esportes

O Ministério do Esporte exigiu que a Conmebol realize uma "investigação rigorosa" sobre os atos de racismo que Rayan, atacante do Vasco, sofreu durante a vitória da Seleção Brasileira Sub-20 sobre a Bolívia, no último dia 26.A acusação ocorreu depois que o goleiro boliviano, Fabian Pereira, teria chamado o jogador brasileiro de "mono" (macaco) e realizado gestos racistas durante a partida, que foi ganha pelo Brasil por 2 a 1.Em um comunicado emitido pelo Ministério do Esporte, a entidade expressou-se e enfatizou a seriedade da situação.

 

O comunicado afirmou que "a impunidade apenas perpetua a violência racial, desrespeitando os atletas, as instituições e os fãs que confiam na força do esporte como instrumento de mudança social".

 

Nota do ministério do esporte:

“A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), por meio de sua unidade disciplinar, abriu investigação nesta segunda (27) após o atacante da Seleção Brasileira Sub-20 Rayan, do Vasco, relatar ter sofrido injúria racial do goleiro da Bolívia, Fabián Pereyra. O fato ocorreu na vitória de 2 a 1 do Brasil neste domingo (26), pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria, disputado na Venezuela.

 

O Ministério do Esporte encaminhou ofício à Conmebol e espera que a entidade conduza uma investigação com a máxima seriedade e que medidas disciplinares efetivas sejam tomadas para punir o responsável, caso a denúncia seja confirmada. A impunidade apenas perpetua a violência racial, desrespeitando os atletas, as instituições e os torcedores que acreditam no poder do esporte como ferramenta de transformação social.

 

O MEsp reforça a necessidade de ações rápidas, firmes e exemplares contra o racismo no esporte. É hora de mostrarmos que o discurso contra a discriminação racial não é apenas retórico, mas sim um compromisso verdadeiro com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Comentários