Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dicas de Livros..
Publicado em 27/01/2025 10:22
Literatura

Dicas de livros:

 

Como nossa personalidade literária é Hilda Hilst, vamos indicar alguns livros dela e alguns outros para quem não curte literatura nacional.

Mas, leiam nacionais clássicos, é uma maravilha  :)

 

Livro: A obscena senhora D

Aos sessenta anos, após a morte do marido, Hillé ― a senhora D ― percebe que está absolutamente sozinha. Em seu luto, a protagonista decide viver no vão da escada de casa e experimentar o mais profundo isolamento. Num intenso fluxo de consciência, ela se vê às voltas com lembranças do passado ao mesmo tempo que se pergunta sobre o verdadeiro sentido da vida.Lançado originalmente em 1982, A obscena senhora D é uma das obras mais cultuadas e transgressoras de Hilda Hilst. Incluída em Da prosa , a edição conta com posfácio inédito da professora Eliane Robert Moraes.

 

                       ❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

Livro: Da poesia

A intensa e prolífica atividade literária de Hilda Hilst se desdobrou em livros de ficção e em peças de teatro, mas foi na poesia que ela deu início e fim à sua carreira. Ao longo de 45 anos, entre 1950 e 1995, a poeta publicou em pequenas tiragens graças ao entusiasmo de editoras independentes ― com destaque para Massao Ohno, seu amigo e principal divulgador. No início dos anos 2000, os títulos de Hilda passaram a ser publicados pela Globo, editora com ampla distribuição. Nessa época, a sua escrita, até então considerada marginal e hermética, começou a receber o interesse de uma legião de leitores e estudiosos.Agora, a Companhia das Letras reúne, pela primeira vez, toda a lavra poética da autora de Bufólicas em um só livro, que inclui, além de mais de 20 títulos, uma seção de inéditos e fortuna crítica. O material contém posfácio de Victor Heringer, carta de Caio Fernando Abreu para Hilda, dois trechos de Lygia Fagundes Telles sobre a amiga e uma entrevista cedida a Vilma Arêas, publicada no Jornal do Brasil em 1989.A poesia de Hilda ― que ganha forma em cantigas, baladas, sonetos e poemas de verso livre ― explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo. Ao fundir o sagrado e o profano, a poeta se firmou como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX.

                              

                                  ❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

Livro: Tu não te moves de tu

“[…] eu penso que é preciso cuidar das coisas, que tudo aqui é delicado”, escreve Hilda Hilst na novela inaugural deste volume, publicado pela primeira vez em 1980. Embora possam ser lidas como histórias avulsas, as três narrativas de Tu não te moves de ti ― “Tadeu (da razão)”, “Matamoros (da fantasia)” e “Axelrod (da proporção)” ― se conectam de modo surpreendente e criam uma engenhosa trama subliminar.Envelhecimento, sexualidade, vínculos afetivos, incomunicabilidade e moralidade são alguns dos temas que perpassam toda a produção de Hilda Hilst. Altamente existencialistas, estas obras ― contaminadas pela poesia, pela filosofia e pela psicanálise ― são marcadas pela ironia corrosiva e pelo estilo singular.“A prosa de Hilda Hilst não é um espaço ameno ou de confortável entretenimento. Talvez seja por isso que, quando a leio, me sinto convocada a um esforço: a estar bem atenta ao que acontece nas sensações e nos humores, a tentar pelo menos reconhecer o que os enigmas do texto convocam a experimentar.” ― Júlia de Carvalho Hansen

                                   ❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

 

Livro: Júbilo, memória, noviciado da paixão

Autora de uma extensa produção de poesia, que teve início com Presságio , em 1950, Hilda na década seguinte passou a se dedicar a outros gêneros literários. No fim dos anos 1960, em apenas três anos ela produziu oito peças de teatro. Logo na sequência, viriam dois livros de ficção: Fluxo-floema , de 1970, e Qadós , de 1973.Júbilo, memória, noviciado da paixão se tornou uma das obras mais lidas, festejadas e estudadas de Hilda Hilst, autora homenageada na Flip 2018. Com a forte marca da prosa, este volume de poemas apresenta os temas que consagraram a poeta: a entrega amorosa, a devoção mística, o anseio pelo encontro, o temor da morte. “Se te pareço noturna e imperfeita”, ela escreve, “Olha-me de novo.”

                 ❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

Agora dicas de livros aleatórias, mas tão boas quanto.

 

Livro: Encontro com a morte

Em uma viagem pelo exótico Oriente Médio, parte de um diálogo chega por acaso a Hercule Poirot: "Você entende que ela tem de ser assassinada, não entende?". Consciente da gravidade da situação, Poirot esperará o momento certo para investigar o caso. Enquanto isso, uma família de turistas americanos chama a atenção por onde passa em Jerusalém. A matriarca parece exercer um estranho domínio sobre os filhos, criando um clima de tensão que beira o sadismo. Uma jovem e curiosa médica se verá atraída por esse núcleo familiar – sem imaginar as consequências fatais. Quando a situação parece ter fugido ao controle, Poirot compreende o verdadeiro significado do diálogo, conduzindo a trama para um magistral desfecho.

 

                                       ❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

Livro: Argo

Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 53 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados.Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem.

                                              ❁❁❁❁❁❁❁❁❁❁

 

Livro: Rostinho bonito

Hayley tem uma mãe obcecada com o peso, não consegue se adequar ao padrão de beleza californiano e tem um amigo que nunca vai passar disso – além de tudo, ele está a fim de sua melhor amiga. Seus pais resolvem mandá-la para a Itália, onde ela precisa andar quilômetros para acessar alguma tecnologia. Mal sabia Hayley que lá ela descobriria sua essência e, melhor, que não é preciso ter um corpo perfeito para ser bonita e feliz. Autora de Garota perfeita e Um beijo para valer.

___________________________________________________________________

BOA LEITURA :)

                              

 

Comentários